30 de jun. de 2018

Carta da Diretoria das Categorias de Base do América

A diretoria das categorias de base, composta pelos Conselheiros Francisco Dario Nunes, Ewertton Sabino e Gustavo Seabra Barbosa, assumiu o clube em janeiro de 2018. De imediato, dois problemas se destacavam: a infraestrutura do alojamento dos atletas e o campo de treinamento, este último, com problemas por ser um campo aberto dentro do Centro de Treinamento (CT), por vezes o treinamento era prejudicado
A primeira providência foi cercar o campo e recuperá-lo, pois, o mesmo encontrava-se também com buracos e algumas pragas na grama. A segunda providência foi reformar o alojamento para que pudesse receber os atletas de forma digna de um clube como o América. Atualmente conseguimos alojar vários atletas graças a essa reforma (pintura, limpeza, compra de colchões, ar-condicionadoetc.). A diretoria ainda irá providenciar a recuperação de um novo campo, para permitir o funcionamento das 3 categorias (sub-15, sub-17 e sub19) simultaneamente durante todo o ano, e não apenas durante as competições.
Um outro problema encontrado foi a falta de recursos humanos, onde alguns funcionários faziam as funções de coordenador, técnico, preparador físico, etc. Atualmente contamos com um coordenador das categorias de base, um coordenador de infraestrutura, um técnico (André Santos, ex-atleta do time vitorioso de 1998), um preparador físico, um preparador de goleiros, um assistente técnico e um massagista.
A atual diretoria também está finalizando uma parceria com uma Universidade local para fazer o acompanhamento dos atletas na parte fisiológica, nutricional e psicológica, bem como trabalhos específicos para melhorar o desenvolvimento físico dos nossos atletas.
Também foi fechada uma parceria com um desenvolvedor de softwares, onde todos os atletas da base serão cadastrados e acompanhados em relação ao seu rendimento físico e disciplinar, onde qualquer liberação de atleta (seja por deficiência técnica, disciplinar ou por pedido do próprio atleta) será devidamente documentada, registrada e apresentada ao clube.
Por intermédio do diretor Dario Nunes, houve a visita ao nosso clube do captador das categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube-MG, Gilmar Francisco, do dia 20/05/2018 ao dia 24/05/2018, a qual permitiu que 3 atletas da nossa base (Meia: Garcia; Volantes: Renan e Jadson) passem um período de avaliação no Cruzeiro, em Belo Horizonte. Isso abre as portas para uma parceria formal entre os clubes. 
Outras providências estão sendo tomadas, como melhoria dos alojamentos, criação da escolinha do América aqui na capital, realização de torneios no interior para captação de novos atletas, dentre outras.
Diante disso, afirmamos que apesar das dificuldades, o trabalho na base pela atual diretoria está sendo feito. Este é um trabalho de longo prazo, não se espera resultados mágicos e imediatos. Mas a semente está plantada e esperamos colher bons frutos. Para quem acha que a base do América está parada, fica o convite para nos conhecer melhor e trocarmos ideias em prol do crescimento do clube.

Atenciosamente,

Natal, 25 de junho de 2018.


Diretoria das Categorias de Base - América Futebol Clube

Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.