29 de jan. de 2009

Diretor da CBF acredita que estádios serão liberados

A divulgação da situação dos Laudos Técnicos dos Estádios da Copa do Brasil de 2009 causou muita repercussão, devido a estádios como Maracanã, São Januário, Olímpico João Havelange, Arena da Baixada e Couto Pereira, em Curitiba, Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, Vila Belmiro, assim como vários outros estádios do país, estarem com exigências pendentes que não o deixariam em condições de sediar os jogos da primeira rodada da competição, marcada para o dia 18 de fevereiro.

Em virtude disso, o diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, deu a seguinte entrevista ao site da CBF, depois da manter contato nesta quarta-feira e nos dias anteriores com diversos presidentes de clubes, Federações e responsáveis pelas administrações dos estádios que serão usados na Copa do Brasil.

- No caso de os estádios que não cumprirem todas as exigências dos Laudos Técnicos, eles não poderão ser utilizados na primeira rodada da Copa do Brasil?
- Isso não quer dizer que eles estejam vetados. A publicação da posição dos laudos técnicos feita pela CBF é nossa obrigação, pois atende a uma imposição legal, de acordo com o artigo 23 da Lei Federal 10.671/03, o Estatuto do Torcedor, mas os estádios que aparecem com os laudos pendentes podem, perfeitamente, regularizar a sua situação. O prazo para a regularização dos laudos vai até sexta-feira e uma nova posição será publicada diariamente. Repito, essa é uma obrigação legal da CBF, mas que não deve servir para motivo de alarme, e sim de alerta para que os estádios possam ter a situação regularizada.

- Da posição da semana passada, em que a maioria dos estádios estava com laudos pendentes, à que está sendo divulgada nesta quinta-feira, o panorama já mudou muito positivamente?

- Sim, o Mineirão, por exemplo, já está regularizado, assim como os estádios do Aflitos e do Arruda, em Recife . A mudança mais significativa aconteceu em São Paulo: na semana passada, dos 10 estádios relacionados no estado, sete estavam em situação ilegal. Agora, só um precisa cumprir as exigências. Até as 18 horas de segunda-feira, tínhamos 26 estádios com laudos pendentes. Hoje, quarta-feira, esse número diminuiu para 20.

- E o Maracanã? O senhor acredita também que estará liberado?

- Tenho certeza que sim. Antes, é preciso esclarecer um ponto. Para um estádio estar com toda a situação regularizada, é preciso atender as exigências contidas nos três laudos: o da Polícia Militar (condições de segurança), o do Corpo de Bombeiros (prevenção e combate a incêndio) e o da Vigilância Sanitária (higiene). O Maracanã está com o laudo do Polícia Milatar pendente, mas conversei com a secretária estadual de Esportes, Márcia Lins, e tenho convicção de que até sexta-feira esse problema estará resolvido.

- O senhor passou os últimos dias ao telefone com diversos dirigentes de clubes e Federações. Acredita que mais estádios conseguirão regularizar os laudos pendentes?

- Acabei de conversar com o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e tenho certeza de que São Januário terá condições de ser usado. Conversei também com os presidentes de várias Federações e presidentes de clubes do país, no sentido de alertá-los para o prazo final, que é na sexta-feira, e acredito que todos estejam tomando as providências para regularizar tudo.

- O prazo anterior para envio dos laudos era de 16 de janeiro e foi prorrogado. Haverá nova prorrogação?

- No dia 12 de dezembro do ano passado, a CBF enviou ofício às Federações e clubes alertando-os para a necessidade de regularizarem os Laudos Técnicos, com o prazo de envio fixado para 16 de janeiro deste ano. No dia 15 de janeiro, como o número de estádios em situação irregular era grande, o prazo foi prorrogado até 30 de janeiro. Agora, esse prazo é definitivo, não será prorrogado, sob o risco de, em caso de algum estádio não estar regularizado, não termos tempo hábil para montar a logística dos jogos, que inclui viagens de avião, hospedagem e toda a infra-estrutura que cerca um jogo de futebol.

- Com essa ação, o senhor acredita que a CBF está cumprindo o seu papel em relação à segurança e ao bom funcionamento dos estádios nas competições que organiza?

- A CBF, primeiro, está cumprindo o que impõe a lei, de acordo com o Estatuto do Torcedor. Depois, acho que está até extrapolando o seu papel e sua competência, já que a responsabilidade pela situação dos laudos técnicos dos estádios é de responsabilidade exclusiva dos clubes mandantes e das administrações dos mesmos. Então, procuramos orientar, alertar, esclarecer e até ajudar para que Laudos estejam em situação regular.
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.