31 de mar. de 2009

A eminência parda da Série B

Desde o ano passado a FBA tenta diminuir a participação da Sport Promotion na gestão comercial do campeonato. Em 2002, quando a entidade foi criada, os contatos comerciais da agência foram fundamentais para garantir a realização do torneio. Depois, com o passar dos anos, gradativamente a Sport Promotion foi se “apoderando” da venda de propriedades do torneio, ao passo que, com o sucesso da Segundona (leia-se a presença dos grandes), ficou menos complicado vender a competição.

O grande problema para a FBA nesse processo de “fritura” foi a relação de longa data da Sport Promotion com a cúpula da CBF. Desde 1989 a agência é parceira da entidade na venda da Copa do Brasil. Também, em 2007 a Sport Promotion criou o projeto “Marcas da CBF”, com o objetivo de montar um padrão de comunicação visual e comercialização para os Campeonatos Brasileiros das Séries A, B e C, além da Copa do Brasil.

A Sport Promotion não costuma aparecer muito na mídia, mas se relaciona muito bem com as emissoras de TV. Seus donos, o publicitário José Francisco Coelho Leal (conhecido como Quico Leal), o ex-radialista Paulo Roberto Bastos e o engenheiro Alberto Belotti, são avessos a entrevistas, mas circulam com bom trânsito nos grupos de TV, com os quais constroem e comercializam eventos. A empresa, inclusive cresceu desenvolvendo projetos para as emissoras de TV.

Foi nos anos 80, com a criação do “Show do Esporte”, na Band, que a Sport Promotion ganhou terreno no esporte. Depois, com a união à CBF, a empresa deu seu grande salto para dentro do futebol. A FBA, com menos histórico de relacionamento com a cúpula futebolística do país, sentiu agora na pele a influência da empresa.

Será muito natural que, a partir de agora, a venda da Série B, tal qual acontece na Copa do Brasil, fique a cargo da Sport Promotion, que de fato se tornará a “representante oficial” da Segunda Divisão Nacional.

Não foi só o Corinthians quem minou a participação da Futebol Brasil Associados (FBA) na gestão da Série B do Campeonato Brasileiro. O relacionamento turbulento entre os dirigentes da FBA e a cúpula da agência Sport Promotion foi determinante para que tivesse fim a primeira entidade representante de todos os clubes de uma divisão do futebol nacional.

Fonte: Blog Erich Being
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.