14 de set. de 2009

Carta para Roberto Fonseca

Caro Roberto,

Sei que vida de treinador não é fácil. Imagino que a sua também não seja diferente. É sofrido, reconheço. Vive-se absolutamente de resultados. Não existe outra maneira de se perpetuar no emprego. Pode ser um Parreira, Luxemburgo ou Leão. Não há diferença. Aqui no América a regra também é assim. Dura, cruel, ingrata, mas é a regra. Se ganha ou bye, bye. No sábado, logo após o empate contra o São Caetano, você concedeu uma entrevista coletiva e deixou transparecer um certo conformismo com o resultado. Achou, digamos, bom. Não foi, Roberto. O resultado foi desastroso. Empatar em casa com o São Caetano foi péssimo. Fiquei pensando na raiz desse seu conformismo. Achei, acredite, no seu currículo, na sua ficha como treinador. Dei uma espiada e, tirando o Criciúma, por onde ficou poucos dias antes de desembarcar aqui no América, você só treinou times que geralmente "aceitam" um empate com o São Caetano. Estão lá, por exemplo, Oeste, Rio Branco, Sertãozinho, Mirassol e São Bento de Sorocaba. Aqui, meu amigo, se não lhe disseram, a história é diferente. Aqui existe uma torcida enorme que cobra vitórias sempre. Aqui não se joga no domingo às 10 da manhã para 150 torcedores, como nas Séries A2, A3, A4 e sei lá mais quantas do interior de São Paulo. O América é um clube de tradição, com história, com títulos, com conquistas. Jogar em casa para empatar não faz parte do nosso cardápio. Em casa, Roberto, temos que atropelar todo mundo. Faça assim. Não se acovarde. Jogue pra vencer. Encurrale os adversários. Não entendo, sinceramente, como você não consegue aproveitar a força da nossa torcida. Viu naquele jogo contra o Vasco como ela foi fundamental? Ela fica louca na arquibancada querendo empurrar o time e o freio de mão puxado não se solta. Incrível. Para finalizar, quero dizer que, apesar de tudo isso, estou aqui esperando por um resultado positivo amanhã contra o Brasiliense. Não sou de torcer contra treinador nenhum. E olhe que por aqui passaram recentemente Carlos Rabelo, Ferreirão, Roberto Cavalo, Marcelo Vilar e Tita, só para citar alguns. Veja só o que nós suportamos! Sou América acima de tudo e quero acreditar que regressaremos com três pontos positivos na bagagem. É o que espero. Agora você tem que ajudar. Do contrário, bye, bye.

Atenciosamente,

Sérgio

PS: A propósito, acho que a direção ao contratar um treinador ou jogador deveria levá-lo até a sala de troféus da Sede Social. Mostrar o que representa vestir a camisa do clube. Mostrar imagens do Machadão lotado e dizer assim: - meu filho, esse é o time que a partir de agora você vai ter quer dar a vida. Aqui não se passa, aqui se faz história. Aprenda, viu?

Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

9 comentários:

Anônimo disse...

E o mais importante disso aí, é o Everton César que nem relacionado foi,depois é o torcedor que pega no pé dos treinadores!

Anônimo disse...

Enquanto a diretoria ficar trocando de treinador em plena competição, vai continuar sempre assim, o trenador que chega, pede seus jogadores, ganham suas comissões e colocam os atletas de seu próprio interesse, não da a mínima pra torcida nem pro próprio clube, vai ser sempre assim; isso não passa de amadorismo dos nosso dirigentes. É uma pena nos afundarmos com um time que bem escalado estariamos brigando pelo acesso. ora, um treinador que se contenta com um empate com o São Caétano, não sabe nem de longe da tradição do América. Volte amigo pro Oeste, aí sim se contente em empater com Ponte, Guarani, São Caetano e Bragantinos da vida.

Marcelo disse...

Amigo Sergio, sou Americano até no sangue, mas será que este treinador e alguem da diretoria, ler alguns comentarios, que colocamos neste blog?????????????????????????????????????????
????????????????????????????????????????????????.

Anônimo disse...

Se a diretoria fosse ouvir esse corneteiros... toda semana trocava de treinador. Viiiiiche parece os torcedores da "Mundiça".

Geninho disse...

Vc falou tudo Sérgio,desde o começo do campeonato tínhamos Ruy Scarpino disponível,que nos salvou o ano passado do rebaixamento,que estava praticamente iminente,e dentro de casa com ele jogávamos honrando nossa tradição.Esse treinador é fraquíssimo e como vc falou estamos só a 3 pontos da zona de rebaixamento,empatamos com o time reserva do São Caetano e vem esse treinador de série D,com aquele conformismo irritante,já tinha sido assim contra o Paraná.DIRETORIA,CONTRATEM UM TREINADOR DE VERGONHA ESSE ANO,PELAMORDEDEUS!!!!

Vai aqui umas dicas,pois,parece que esse povo quer é afundar o América mesmo.Ruy Scarpino,Ferdinando Teixeira,Heriberto da Cunha,e num vou dizer mais nada.Qualquer demente entende disso.

Henrique da Pedreira disse...

Amigo Sérgio,
Concordo em gênero, número e grau, parabéns pela sua carta, é isso mesmo, valeu e saudações alvi rubras.

Abraço.

Anônimo disse...

Sérgio, parabéns pela carta ao Roberto Fonseca. Infelizmente, penso eu, nem ele e nem a diretoria leem. A culpa não é do Fonseca, que tá fazendo ou melhor defendendo o dele, e sim, da diretoria que o contratou. Ele disse que era treinador (deve ter um empresário forte) e a diretoria acreditou. Já viu como a diretoria demora para contratar um treinador e só contrata errado? Eu ouvi a entrevista dele após o jogo contra o São Caetano e não gostei. Ele disse que o time se portou bem e que foi um bom resultado. Jogou bem? quantas oportunidades de gol tivemos? Bom resultado? só se for, como você escreveu, para ele que está acostamudo a treinar times pequenos que se contentam com pouco. Por causa desse bom resultado, estamos a 3 pontos do rebaixamento. Wildson

Marco disse...

Sua carta foi fantástica, parabéns.. seria muito bom q ele lesse a carta pra vê realmente oq toda torcida está sentindo nesse momento, depois da entrevista q ele deu se conformando com o resultado, eu vi q realmente ele só tem condições de treinar time de seria a2, a3 de são paulo msm.. parabéns, vc falou oq todos nós gostaríamos de falar. Se é pra contratar essas porcaria da segunda divisão do futebol paulista, é muito mais viável trazer um diá q conhece nosso futebol e o custo é bem menor.

Bruno Santos disse...

Lá vem o outro com negócio de Ruy Scarpino... Meu amigo, Ruy Scarpino conseguiu a "proeza" de apenas fazer o América escapar fedendo do rebaixamento tendo em mãos um elenco muito melhor do que esse que temos este ano. Ruy não tem méritos, meu amigo. O América se livrou ano passado por conta de jogadores de qualidade como Fabiano, Aloísio, Cascata, Souza, Max, Fábio Neves, Julio Terceiro, Saulo, Maizena, Robson e tantos outros e por conta da sua torcida. Basta ver o que ele fez no Ceará esse ano. O Ceará perdeu o Estadual de 2009 por causa de Ruy Scarpino. Agora, contratar um cara desses, como esse Roberto Fonseca, porque é barato? Então porque não manda embora os vários jogadores encostados que estão só ganhando dinheiro do clube? Corta as despesas, dá pra trazer alguns outros nomes e ainda por cima sobra um dinheiro pra pagar mais a um treinador que pelo menos saiba o que é ter uma conquista e trabalhar um time da massa, de grande apelo popular.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.