16 de mai. de 2010

Times mistos serão punidos no Nordestão

O Campeonato do Nordeste 2010 ainda nem começou, mas continua gerando polêmicas. Primeiro, foi o Sport, que não aceitou disputar a competição. Depois, o Náutico anunciou que disputaria o Nordestão com um time B. Ultimamente, surgiram rumores de que o Bahia entraria com um misto. Tais fatos revoltaram o presidente da Liga Nordeste, Eduardo Rocha, que confirmou a disputa, independentemente da participação de seus carros-chefes, e ainda afirmou que os clubes que não encararem o campeonato com seriedade, serão punidos.
“Não há como o Nordestão não acontecer. Essa história de que muitos clubes dizem que vão entrar com times mistos ainda não pode ser confirmada, porque muito se fala e depois eles voltam atrás”, afirmou o mandatário. “A competição é rentável e ainda há a possibilidade de dar uma vaga na Copa Sul-Americana ao campeão. Acho que é muita burrice esses clubes dizerem que não vão encarar com total atenção. O torneio ainda nem começou. Ninguém garante que quando ele tiver início, eles não entrem com força máxima. Não acredito que a disputa será ignorada”, enfatizou Rocha. A CBF ainda não confirmou a presença do campeão na Copa Sul-Americana.
Rocha ainda reiterou que o contrato da Liga prevê que os clubes devem entrar com suas equipes principais: “Os clubes vão entrar com suas equipes titulares sim! A própria Liga vai exigir isso. Está nos contratos que os clubes assinaram que eles terão de entrar com suas equipes principais. Há a questão do contrato, das premiações. A Liga vai agir com dureza neste caso, podem ter certeza. Nós vamos fazer com que os times entrem com os titulares”, ameaçou Eduardo.
Mesmo com todas as premiações que envolvem a competição, a prioridade dos principais clubes ainda é a Série B. Muitos alegam que voltar à Primeira Divisão nacional é mais rentável do que ganhar o Regional, visto que vai ser difícil conciliar os dois certames. Ainda assim, o presidente da Liga parece ignorar os motivos dos clubes. “Não sei porque alegam isso. Muitos jogos do Nordestão serão realizados durante a Copa do Mundo, quando a Série B vai estar parada. É baseado nisso que acredito que muitos vão, de fato, encarar a competição com força total.”
O dirigente ainda destacou que os clubes que ignorarem o Nordestão sofrerão punições financeiras. “Eu não vislumbro nenhuma vantagem para os clubes que entrarem com os reservas. Simplesmente, as equipes que ignorarem o campeonato sofrerão uma punição pecuniária, que ainda não foi estabelecida. Mas vamos diminuir as verbas que eles receberão para participar”, resumiu Rocha, que declarou que nenhum clube estaria disposto “a sujar o nome na praça” de forma gratuita. “O que estará em jogo é o nome do clube. O prestígio dele. Se o Náutico perder de 5x0 do Confiança-SE, a notícia que estampará a capa dos jornais será que o Náutico levou uma surra de 5x0, e não que a sua equipe B levou uma goleada. Por isso, acho que eles ainda vão voltar atrás. Acredito que isso é burrice dos dirigentes e creio que eles vão encarar essa disputa como oficial.”
O presidente ainda teceu fortes críticas à imprensa do Nordeste. Para ele, a mídia local deveria dar um maior destaque à competição. “A mídia da Região deveria se preocupar em levantar o nome do Nordestão! Eu não vejo o lucro em denegrir a imagem do campeonato. Em vez de só falar mal de um torneio que ainda nem começou, a imprensa poderia olhar para a competição com outros olhos, pela importância que ela tem”, finalizou, querendo pautar os meios de comunicação.
O diretor de futebol do Bahia, Paulo Angioni, reiterou que a prioridade é a Série B, mas que não há time B no Bahia. “No momento em que pudermos colocar os titulares, nós vamos colocá-los. Agora, se houver situações em que tivermos que optar por um ou por outro, é claro que vamos nos concentrar na Série B. Mas não vamos contratar ninguém para jogar o Nordestão. Vamos respeitar a grandeza da competição e aproveitá-la para utilizar nossas joias da base”, ponderou o dirigente
Do Jornal do Commercio
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

3 comentários:

Aguinaldo disse...

Pra mim, cláusulas desse tipo é que ofuscam a magia do futebol e me fazem ter mais certeza de que no futebol, política, marketing e dinheiro contam mais que o resto. A opção de disputar uma competição com um time reserva é direito único e exclusivo do clube e não deveria ser vetado e uma cláusula absurda como esta. Cada clube disputa uma competição do jeito que quer.

Anônimo disse...

Eis o diferencial do Sul Maravilha, para o nosso pobre Nordeste, Mentalidade.
Quando precisamos de união, aparecem os que só querem tirar proveito da situação. No caso especifico da Copa do Nordeste: Os clubes não acharam bom receberem parte do dinheiro? Pra que cuspir no prato que eles estão comendo? Mas, isto é Nordeste........

Uma vez escutei um jornalista da radio Globo Natal, dizer que a Copa do Nordeste não ia pra frente porque a Rede Globo nâo tinha interesse na sua transmissão e sem rede globo, ela estava fadada do insucesso. Isto explica o papel da Imprensa (leia-se rede globo)?
Valdy

DantasNet disse...

Tanta cobiça pela Copa Nordeste e agora todo esse desencontro. "Cada clube disputa uma competição do modo que ela vale"

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.