30 de dez. de 2010

Arquiteto esclarece dúvida do torcedor

No último dia 28, o torcedor Tarcísio Medeiros, através de um comentário inserido no post "Projeto da Arena será entregue em janeiro", fez a seguinte questionamento:

"Caro amigo
Me preocupa ver que em tão pouco tempo o projeto arquitetônico do estádio ficou pronto, e mais ainda em saber que será contratado um "orçamentista", antes mesmo de se fazer os demais projetos complementares (estrutura e instalações).
É esperar e torcer para que o custo orçado não seja mera estimativa, com base em um orçamento expedito.
Tarcísio Medeiros"

Fui buscar informações com o arquiteto Ricardo Dantas, um dos responsáveis pelo projeto do estádio Arena do Dragão, que encaminhou os seguintes esclarecimentos:

"Sérgio, estou trabalhando junto ao América, para ver esse sonho concretizado, desde o final de 2007, quando apresentei na sede o Projeto do Boca do Dragão. Em todo esse tempo trabalhamos juntos (eu e diretoria) a fim de viabilizarmos esse projeto. De lá para cá, foram vários estudos, que foram desde a viabilidade construtiva, a escolha do terreno, análise de propostas de venda de parte da sede social, até elaboração de estudos-preliminares e anteprojeto do estádio. Nós não começamos ontem, na verdade como Ricardo Bezerra falou, a semente, deste estádio, foi plantada na apresentação do Boca do Dragão há três anos. E com relação aos projetos complementares, com certeza eles vão entrar na planilha orçamentária. Nós, (equipe técnica - Eu e Cláudio Bezerra), somos profissionais da área com experiência em grandes obras e nunca iríamos ter a irresponsabilidade de tratar um orçamento, grandioso, como de um estádio de futebol, por estimativa de custos, como se tivéssemos fazendo uma casa de 100 m². Trabalhamos muito nesses três anos, dedicamos boa tarde das nossas horas profissionais nesse trabalho, portanto vamos dedicar todos os nossos esforços para que seja um trabalho perfeito, digno da nossa Torcida. Estou feliz por ver a preocupação dos nossos torcedores, é uma prova de Amor que eles têm por Nosso Clube.

Obrigado pela atenção
Arquiteto Ricardo Dantas"
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

4 comentários:

arivaldo disse...

Eu acho que a procupação do Dr. Tarcisio procede. Hj é moda atribuir valor a uma obra sem nenhum tipo de projeto. Um exemplo recente é o Arena das Dunas que foi orçado em R$ 420.000.000,00 sem nenhum tipo de projeto.

Anônimo disse...

Minha única preocupação é com a localização. Não aceito e acredito que, pelo menos, 95% da torcida também não aceita estádio fora da nossa cidade Natal. Isto faz parte da IDENTIDADE do clube do nosso povo. Somos conhecidos nacional e internacionalmente como o AMÉRICA DE NATAL. Não tem lógica construir estádio em Parnamirim ou São Gonçalo. Os americanos influentes tem que lutar, nem que seja junto à políticos americanos influentes, para que possamos conseguir um bom terreno em nossa cidade Natal. Pode ser na Zona Norte ou na Zona Sul. O ideal seria na entrada da cidade ou no prolongamento da Prudente de Morais, aonde tem muito terreno para ser conseguido. O que falta é luta por parte de nossos diretores para CONSEGUIR O MELHOR PARA O AMÉRICA E SUA TORCIDA.
Ass: Adriano

Tarcísio Medeiros disse...

Caro Sérgio
Agradeço a atenção e preocupação em manter a nossa torcida informada, visando tão somente o bem estar da grande nação americana.
Informo que conheço bem o eng. Cláudio Bezerra, a quem considero um excelente profissional.
Fico feliz em ver que o projeto do nosso estádio está sendo estudado há mais de 03 (três) anos, com a dedicação a ele devida.
No entanto, para se ter um orçamento mais próximo da realidade, não basta somente "ter a certeza que os projetos complementares vão estar na planilha orçamentária", mas precisamos levantar os custos que virão em função da sua execução, o que só pode ser definido com estes projetos prontos.
É esta a razão do meu questionamento: Não podemos falar em orçamento perfeito antes da concepção de todos os projetos que fazem parte da obra.
Acrescento que os custos com a execução da estrutura e das instalações da Arena do Dragão, podem chegar - e até ultrapassar - o patamar de 45% do seu custo total, o que é muito representativo.
Gostaria de dizer para o arquiteto Ricado Dantas que as minhas considerações não têm como objetivo descaracterizar o trabalho que vem sendo desenvolvido, e muito menos caracterizá-lo como "irresponsável", mas apenas passar para a nossa torcida que estamos atentos a ele.
Finalmente deixo claro que, depois dos esclarescimento do nobre arquiteto, fico bem mais tranquilo com relação aos caminhos que iremos traçar para termos concretizado este grande sonho americano.
Cordial abraço para todos.
Engenheiro Tarcísio Medeiros.

Andierison Macedo disse...

Concordo com o colega Adriano, acima, que fala sobre o local da construção do estádio.
O terreno deve ser em Natal. Nunca em Parnamirim, São Gonçalo ou Macaíba. Isso é inaceitável.
Foi muito bem lembrado, o nosso Mecão é conhecido nacionalmente como América de Natal. Nada mais a dizer.

Até lá.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.