30 de mar. de 2011

Olho Tático: 3-5-2 ou 4-4-2?


(3-5-2) Com Adalberto fazendo o papel de 1 dos 3 zagueiros quando o América está sem a posse de bola. Já com a posse de bola, Adalberto vira lateral esquerdo e Iván Gonzalez passa a ter mais liberdade para alimentar as jogadas de ataque.



(4-4-2) Com Márcio no lugar de Adalberto e Ivan González "flutuando" no meio ao lado de Norberto. A zaga no 4-4-2 foi a menos vazada do 1º turno.

Qual a melhor formação? 3-5-2 com Iván Gozales marcando o lateral durante as subidas ao ataque do time adversário ou 4-4-2 com Iván Gonzales livre para as armações de jogadas no meio?

Deixe a sua opinião!
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

29 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, sem comparação 4-4-2

Raissa disse...

Sou fã do 4-4-2, mas tenho que admitir que o 3-5-2 de Flávio Lopes vem funcionando.

Diogo disse...

Só em tirar Adalberto do time, a zaga já melhora 50%.

Agora Elielton não tem condições de ser titular no América. Coloca o Emerson, o Elyeser, ou até mesmo o Simplício, que são melhores.

O que mantém Elielton de titular nesse time? Alguns chutes com sorte que fez ele marcar gols? E passes errados? E marcação frouxa?

Abre o olho Flávio Lopes!

Anônimo disse...

Meus DEUS! Será que Flavio Lopes não consegue ver que no 4-4-2 o time se sai bem melhor, é muita burrice colocar o ivan na lateral!

Unknown disse...

4-4-2 e a melhor formação , discordo com a opinião da imprensa que Adalberto esta fazendo a função de lateral quando o América esta no ataque , na verdade o time esta jogando com 2 homens em uma função , nada mais nada menos que já entra no jogo com um a menos , por enquanto esta funcionando , pelo menos ate agora .

oswaldo disse...

4-4-2... Lateral de ofício mesmo meia boca é bem melhor do que um improviso para um esquema muito precavido. A diferença tá na mobilidade dos meias.

Anônimo disse...

Prefiro o esquema 4-4-2, sobretudo porque a opção de 3-5-2 é um improviso que ao longo da partida, com os jogadores cansados, transforma-se em um 4-4-2 desorganizado e de evidente fragilidade tanto ofensiva como defensiva pelo lado esquerdo.
Fillipe

Anônimo disse...

Concordo com Raissa e Alexandre, também porque Adalberto não deveria sair do time e a zaga fica mais consistente.

Roberto MECÃO disse...

Prefiro, sem dúvida alguma, o 4-4-2!

Um jogador do estilo de Ivan Gonzalez tem que ter total liberdade para jogar pelo meio!
Claro que ele precisa colaborar com a marcação, mas sem precisar "se desgastar" tanto pela lateral!

Enfim, o importante é acharmos o melhor esquema pro América e que setejamos UNIDOS em qualquer situação!

Chicão disse...

Cara Sérgio.
Sem dúvida, o 4-4-2. Ivan na armação das jogadas

LAMAS NETO disse...

SEM DÚVIDA NENHUMA O 4-4-2
e MUDARIA ALGUNS JOGADORES,
MEU TIME QUANDO TODOS ESTIVEREM A DISPOSIÇÃO SERIA:
SÍLVIO, OSMAR, MAURO, LUISÃO E MÁRCIO;
EMERSON, EVANDRO, I.GONZÁLES E WASHINGTON;
ANDRÉ E (FELIPE MOREIRA OU WESKLEY OU DJALMA
ISSO PRA JOGAR NO MACHADÃO CONTRA QUALQUER EQUIPE DO ESTADUAL.

ABRAÇO A TODA NAÇÃO VERMELHA!

LAMAS NETO

FLP disse...

O Flavio Lopes tá de parabéns quando o assunto é esquema tático, pois o América pode ter três esquemas perante o jogo. Observe bem o 4-4-2 utilizado com o EL ZORRO fazendo o meia esquerda é semelhante com os velhos tempos de Ronaldinho no Barcelona, que até então era febre no velho continente. Assim sendo, tem um zagueiro rápido fazendo sua cobertura.
Mas pode muito bem varia para o 3-5-2 quando o jogo aperta mais um pouco, assim EL ZORRO faz o "ala".
Outra opção tática pouco lembrada é o 3-6-1 uma tática muito usada na copa. Haja vista Washington tem qualidade para assumir esta postura de meia aberto pela direita.
Portanto se o esquema tatico de Flavio Lopes for realmente esté. Acredito que ele tá dando um show quando o quesito é posicionamento e leitura do jogo.
felipe_silvva@hotmail.com

Anônimo disse...

LIMITAR O "EL MAETRO" A ALA ESQUERDA É HUMANO. MAS, PERMANECER COM ESSA IDÉIA É BURRICE MAIS QUE AGUDA!!!!!!!!!!!!!!!

ACORDA FLÁVIO LOPES! NÃO PODEMOS MAIS ERRAR. PERDER DO abC NO DOMINGO É DAR ADEUS A MAIS UM CAMPEONATO.
POR ISSO CUIDADO NESSA ESCALAÇÃO!!!!

FIGUEIREDO DE SOBRAL

Anônimo disse...

Pode ser 3-5-2 até o fim do Estadual, porque sem um lateral-esquerdo que apoie realmente não dá. E só pra constar, o Mauro deve ser titular.

PEDRO CABRAL

poiveiro disse...

nesse esquema so tem 1 atacante de oficio, estamos jogando 3-6-1 ou 4-5-1 nos temos que tirar 1 meia e colocar mais 1 atacante de oficio, pois washington e meia.

Anônimo disse...

O Ivam Gonzalez tem que jogar livre.
O mais leigo, não teria outra opinião.
É um jogador de alto nível técnico e tem que ser
respeitada a sua característica.
O técnico não precisa inventar. Já fez uma vez
contra o Baraúnas e viu o resultado desastroso.

Leonardo disse...

O 4-4-2 é muito mais ideal para o América até porque possui muitos homens de criação e atuando no 3-5-2 essa utilização dos meias seria limitado a apenas um homen de criação.
No futebol brasileiro poucos times conseguem jogar no 3-5-2 até porque nessa formação é preciso possuir excelentes alas e isso o América e metade dos clubes do pais não possuem.Já o 4-4-2 é bem tradicional e mais facil de jogar,até porque ao invés de depender de dois excelentes alas basta ter apenas dois homens de criação até de medio porte para se fazer a bola chegar mais facil aos atacantes.

Anônimo disse...

Esses entendidos!. Só falam m...

Anônimo disse...

Tem torcedores que não valorizam jogadores da casa. Vindo de fora, qualquer perna de pau vira craque. Adalberto vem sendo nos últimos anos importante para o América, trazem um caminhão de zagueiros, chamados de craques, e acaba o Adalberto sendo titular. É um jogador de raça, de fibra e que não dá moleza para atacantes e se doa pelo time. Fizeram a mesma coisa com o Rodolfo e até hoje não conseguiram um goleiro melhor, porque esse que tá aí, é fraco.
Walsil

Mauro disse...

Não sei o que vai acontecer mas, antes de tudo, não acho que seja motivo de pedir a cabeça do técnico. Minha opinião é simples: se eu tenho um jogador talentoso no elenco e o gringo já mostrou isso, eu vou trabalhar para deixá-lo o mais livre possível para armar as jogadas porque CRIAÇÃO é a coisa mais difícil no futebol atual. Isso não quer dizer que ele não ajude na marcação. Por isso, na opção acima, prefiro o 4-4-2. Até porque parece mais com o América.

Andierison disse...

4-4-2, com certeza.
O "gringo" deve ficar livre para criar.
Deixar o cara na marcação pela ala esquerda é besteira, pra não dizer outra coisa...

FLP disse...

Acabou o tempo em que o jogador com a camisa 10 não precisa marcar ninguem. Tá mais do que certo Flavio Lopes, pois ao mesmo tempo que ele dá liberdade para El Zorro criar e driblar, uma vez que adalberto faz sua cobertura. Flavio diz que ele tem que acompanhar o lateral adversario. Marcação a zona. ele tá mais do que CERTO!!!!

Paulo disse...

4-4-2 sem dúvida, Sérgio!!

Anônimo disse...

4-4-2 para o paraguai mostrar o futebol que tem...

Anônimo disse...

ô cambada. O gringo tá gostando de jogar como vem sendo escalado e acabou_se.

Anônimo disse...

o mecao melhor 4-4-2 muito facil
mais ivan gonzalez muito corrida ajuda andre neles facil golllllll.......

melhor 4-4-2 vamos ganhar luta campeaooo mecaooo................................

Anônimo disse...

Prefiro o 4-4-2!! O América hj em dia não tem uma boa defesa apesar dos poucos gols que vem levando, há que se lembrar da fragilidade dos adversários. Já no meio-campo com a contratação de Ivan González melhorou muito a capacidade ofensiva pela qualidade de passe e velocidade do Gringo. Não vejo o motivos pra fechar mais o time se o que temos de melhor hoje em dia é o nosso meio, não precisamos de improvisar jogadores.

Abre o olho!! Flávio Lopes! Afinal o Ivan foi contratado para ser o homem de criação do time, não dá para o mesmo ficar como lateral, pois assim vai tomar muitos cartões e prejudicar o time, pois marcar não é a dele!

@RenatoSimonetti

Anônimo disse...

4-4-2 mas em vez de caçapa eu botava mauro ou no 3-5-2 assim:silvio;mauro,robson,adalberto;marcio,elielton,osmar,ivan,norberto;andre néles,washington.

Anônimo disse...

mas assim fica apenas com um volante

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.