29 de jun. de 2011

América perto da Copa do Brasil 2012

Pelas minhas contas, o América está muito próximo de disputar a Copa do Brasil de 2012. Como não chegou a final do estadual, a vaga seria conquistada pelo critério do ranking da CBF. A confirmação vai depender do desempenho da equipe no campeonato brasileiro da Série C.
As dez equipes que hoje entrariam pelo ranking seriam as seguintes: São Paulo, Botafogo, Guarani, Portuguesa, Bahia, Náutico, Paraná, Ponte Preta, Juventude e Remo.
O Clube do Remo ocupa a 27ª posição no ranking e conquistou a vaga graças ao título da libertadores do Santos. O América está na 28ª posição com 725 pontos e segue "ameaçado" por Fortaleza (29ª posição com 724 pontos) e Criciúma (30ª posição com 706 pontos).
Para entrar na Copa do Brasil, o América terá que torcer para que São Paulo e Botafogo terminem o brasileiro deste ano na faixa de classificação da Libertadores. Sendo assim, seriam abertas mais duas vagas no critério do ranking. Aliado a isso, o time rubro teria que terminar o ano na frente do Fortaleza e Criciúma. Um complicador em relação ao Criciúma é que o time catarinense disputa a Série B e vai somar no mínimo 21 pontos (pontuação do último colocado da Série B).
Por isso tudo, é que o América precisa acumular o maior número de pontos na Série C e terminar o ano na frente do rival de grupo Fortaleza e do Criciúma, além, é claro, de torcer para São Paulo e Botafogo disputarem a Libertadores no próximo ano.
Confira aqui os critério de pontuação no ranking da CBF.

Os 10 clubes na Copa do Brasil/12 pelo ranking da CBF:
1. São Paulo
2. Botafogo
3. Guarani
4. Portuguesa
5. Bahia
6. Náutico
7. Paraná
8. Ponte Preta
9. Juventude
10. Remo

Posição atual das equipes que "brigam" por vaga na Copa do Brasil:
28. América - 725 pontos
29. Fortaleza - 724 pontos
30. Criciúma - 706 pontos

* sem considerar a pontuação da Copa do Brasil de 2011. Texto atualizado às 14h36min.


Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

4 comentários:

Kiko Souza disse...

Grande Sérgio,

Conferi no site e o meu erro foi contabilizar São Paulo e Botafogo na terceira vaga dos estados do SP e RJ.Na verdade a terceira vaga e conquistada atraves de uma Copa local.
Outro detalhe é que não precisamos torcer apenas por são paulo e botafogo. Se o flamengo, fluminense, Corinthians ou palmeiras ganharem vaga na libertadores, São paulo e botafogo, em não conquistando, entram pelo estadual, abrindo vaga pro mecão no ranking.
Grande abraço,

Sérgio Fraiman disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

Acredito que atualmente o Fortaleza está empatado ou na frente na frente do América no ranking, visto que participou da Copa do Brasil de 2011.

Sérgio Fraiman disse...

Thiago,

Tem razão. O Fortaleza deve ter acumulado 02 pontos, pois chegou até a segunda fase.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.