22 de out. de 2011

Serie B de 2012 com 22 equipes

A grande verdade é que essa questão envolvendo o Rio Branco x Luverdense x CBF x STJD está apenas começando no âmbito da Justiça Comum. Estamos ainda na fase das "liminares". O mérito das ações será julgado posteriormente, quando caberá recurso para o tribunais estaduais e depois, dependendo do caso, ao STJ, em Brasília. O fim dessa pendenga jurídica não será para amanhã. Quem conhece o judiciário brasileiro sabe que isso vai durar bastante tempo. E a pergunta que não quer calar é a seguinte: o que vai acontecer com os integrantes do grupo E? Como ficará o acesso à série B de 2012? A questão é complicada, mas pelo que andei conversando com algumas pessoas existe uma saída que começará a ser costurada nos próximos dias. A hipótese, dado o impasse que surgiu, seria a subida de quatro equipes do grupo E, além de Joinville e Ipatinga (os dois classificados do grupo F). E quais seriam as quatro equipes do grupo E? Como existe a possibilidade de eliminação do Rio Branco através da FIFA, também sem data para ocorrer, os contemplados seriam América, CRB, Luverdense e Paysandu. A série B do próximo ano seria disputada por 22 equipes e as 06 últimas seriam rebaixadas. Em 2013 a competição voltaria ter 20 disputantes. E como ficaria a questão do regulamento? É bem verdade que o regulamento fala que apenas quatro equipes sobem para série B, mas o caso envolve uma excepcionalidade. Os clubes do grupo E não podem ser penalizados por um erro da CBF. Se não pode subir seis, também não pode subir apenas dois. O caso, repito, é excepcional e se encaixa naquelas omissões que todo regulamento de competição tem no último parágrafo e, mais, difere daquelas situações denominadas de "virada de mesa". Aqui não existe nenhuma equipe rebaixada e que por força de uma mudança de regulamento será beneficiada pela manutenção na série. O caso aqui é de preservar o direito ao acesso. Os clubes que entraram na competição vislubraram desde o ínicio a possibilidade de subir para a série B e não podem agora ser prejudicados por um erro que não deram causa. Outro detalhe é que a paralisação prejudicará também o vencedor do grupo F na questão do título, afinal quem será o campeão brasileiro de 2011? A questão é polêmica, por isso respeito muito as opiniões contrárias. É isso.
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

21 comentários:

Anônimo disse...

Fraiman, na minha opinião, menos "enrolado", digamos assim, seria se subisse Paysandu e America, os líderes de seus respectivos grupos na primeira fase.

Anônimo disse...

Ou então, subir Paysandu, CRB e América.

Sérgio Fraiman disse...

O Paysandu só virou líder depois da exclusão do Rio Branco. Ainda tem isso...rs

Bruno disse...

Concordo que pode ser uma saída - e ela tem a cara da Justiça desportiva brasileira mesmo. Porém, acho improvável que subam as 4 equipes.

De qualquer forma, a mancha está aí e, pelo tempo, não deverá sair ao fim do campeonato.

Gabriel Fonseca disse...

Sérgio, a solução é boa. Entretanto, creio que abriria "brechas" para que houvesse discussão acerca da subida também dos dois últimos colocados do grupo F. Seria questionável o fato de em um grupo subirem 2 equipes e, no outro, 4. (Seriam várias alegações, como isonomia, equidade, princípio da paridade, etc etc..)

Silva disse...

Em entrevista à Rádio Globo,ontem, Eduardo Rocha colocou duas possibilidades:

* ranking da CBF
* Pontuação na 1ª Fase

Acredito que em qualquer uma das duas possibilidades os classificados seriam o América e o Paysandu ( O time do Pará fez 14 pontos contra 11 do CRB, na primeira fase.

rossine cavalcante disse...

Sérgio, ai provocaria os outros dois times da chave F(Chapecoense e Brasiliense) que com certeza queriam entrar tambem e nós continuariamos na mesma, mais recursos.

Anônimo disse...

Há alguma possibilidade da nossa mentora considerar os pontos disputados até agora? Porque os jogos foram suspensos e não cancelados. Se isso ocorrer, poderá ser considerado a pontuação da fase em disputa atualmente? Seriam classificados os campeões dos grupos A e B na fase anterior? Em situação o América seria prejudicado e favorecido em outra. É muito complexo e muita conjectura.
ADAIL PIRES

Zardomecao disse...

Eu acho que o maior culpado é o STJD, pois não deveria ter deixado acontecer nenhum jogo desse grupo já que sabian que o Rio Branco poderian ser eliminados evitando gastos desnecessário para os clubes.

Anônimo disse...

Seria uma solução, mas nesse caso, a Série C 2012 ficaria com apenas 18 times, o que tornaria necessário subir 6 clubes da série D.

Anônimo disse...

O certo seria CRB e PAysandu lideres do grupo E.o america foi ineficente nesta segunda fase.vamos ser justo..

Leonardo disse...

Acho que o gurpo E deveria continuar só com América, CRB e Paysandu os 3 disputariam as 2 vagas para o acesso e o terceiro colocado permaneceria na série C de 2012! No meu ponto de vista essa seria a opção mais justa...

Gleiber Dantas disse...

Amigo Sérgio, existe ainda o problema dos clubes do grupo "F" (Brasiliense e Chapecoense) também exigirem o direito de subir, e ai teríamos 24 clubes em 2012, caindo 8 para a "C" em 2013? A verdade é que o caso é complexo e, em se tratando de CBF qualquer lambança, por mais absurda que possa ser, pode ocorrer. Uma pena que isso ocorreu junto no grupo do Mecão.

carlos wendel disse...

impressionante como a crb atrai confusões!!
um time com o historico deles nessa serie c nao merece subir!!!!

Anônimo disse...

Acho que essa possibilidade é remota!!!! Aí os dois do grupo F queria subir também!!!

Hugo disse...

Postei aqui que o certo seria paralizar e voltar quando resolvessem. Também comentei entre amigos, a uns 4 dias atrás, que o melhor seria que subissem os 4 do grupo E. Acredito numa possibilidade grande, pois, como ja foi dito, é só próximo ano cairem 6.

Kleber disse...

SÉRGIO, e quanto a possibilidade de ser utilizado o critério técnico no ranking da CBF, para que a mesma faça subir os melhores colocados dentro deste ranking, que seria América em 28 e Payssandu 31, se não estou enganado? Está na minha opinião seria a decisão mais justa e legal, onde estaria se obedecendo o regulamento, já que ambas poderão disputar o título da Série B, com os dois classificados do outro grupo. Acho que o bem senso deve a forma escolhida para solucionar tal questão.

Sérgio Fraiman disse...

As equipes do Brasiliense e Chapecoense perderam a chance de subir dentro de campo. No grupo E todo mundo ainda tem chance de subir.

Anônimo disse...

Que vergonha!!

Isso tem que ser resolvido logo, pra retomar o campeonato, ou teremos um torneio sem campeão!!

Anônimo disse...

Se fosse subir os quatro do grupo do América, os desclassificados do outro grupo entrariam na justiça para subir também. Se fosse para subir teriam que ser todos os desta fase, o que acho muito difícil. O correto é o América e o Paysandu entrar no STJD solicitando a anulação de todos os jogos do grupo E para recomeçar tudo de novo, com a Luverdense no lugar do Rio Branco.
Ass: Adriano

Anônimo disse...

Concordo com Leonardo, inclusive, já havia pensado nisso anteriormente. A melhor solução será com, apenas, a presença dos três (AMERICA, CRB e PAYSANDU). Está, será a única forma de dar andamento ao CAMPEONATO. E desta forma a LUVERDENSE nada poderá alegar.

Júlio Candel

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.