10 de jan. de 2012

América foi "garfado" em 2009 na Série B

Clique no player e assista à denuncia!

A arbitragem no Brasil sofreu um baque na semana passada, quando o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca fez denúncias contra o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa. Mas um fato novo pode causar ainda mais barulho no futebol brasileiro.
Nesta terça-feira, o repórter Roberto Salim conversou com dois árbitros de futebol que desqualificaram as críticas de Gutemberg usando palavras fortes e denúncias.
Segundo os dois, Gutemberg já acertou resultados de jogos em troca de prestígio político, de escalas para jogos maiores e até mesmo de pagamento em dinheiro. O caso mais impressionante aconteceu em uma partida entre Brasiliense e América-RN, em 2009.
“Assim que o Gutemberg ficou sabendo da escala, ele fez contato com o Weber [Magalhães], superintendente da CBF no Centro-Oeste”, disse um dos árbitros denunciantes.
O juiz contou que Gutemberg interrompeu um almoço com os auxiliares que estava naquela partida para encontrar-se com Weber. Após um encontro rápido entre ambos, Gutemberg teria confidenciado um acerto aos companheiros.
“Tem que dar Brasiliense, vamos lá, vamos trabalhar para a gente fazer a nossa vida, pra gente ser melhor escalado”, disse Gutemberg, segundo um dos árbitros denunciantes.
O juiz, que pediu anonimato, revelou ainda um diálogo com Gutemberg no vestiário durante o intervalo da partida – ele havia expulsado um jogador do América (o zagueiro expulso foi Edson Rocha). “Estão vendo, é assim que se faz: em jogada mais duvidosa, a gente pesa mais pro nosso lado”, teria dito o ex-árbitro da Fifa.

Entenda o caso

Após perder o seu distintivo da Fifa para o carioca Péricles Bassols, Gutemberg declarou em entrevista à "Rádio Jovem Pan" na semana passada que a arbitragem brasileira sofria com o favorecimento a clubes e inteferências políticas. O ex-juiz atacou o presidente da Comissão de Arbitragem Brasileira, Sérgio Corrêa, e acusou o dirigente de obrigar aqueles que eram escalados para as partidas a ligarem para o seu número, a fim de receberem conselhos sobre como o jogo deveria ser conduzido.
A CBF divulgou uma nota oficial em seu site e confirmou que entrará com um processo contra o ex-árbitro. Segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, Gutemberg precisará responder por ações judicias na área desportiva, cível e criminal. O carioca será intimado por ofensa moral, no STJD, além de ser enquadrado em casos envolvendo responsabilidade civil para obtenção de reparo pecuniário por dano moral e crime de injúria.
Nesta terça, desta vez em entrevista à "Rádio Paiquerê AM", de Londrina, no Paraná, Gutemberg revelou que suas denúncias sobre corrupção na arbitragem renderam uma série de intimidações por telefone e que a intenção dos envolvidos no caso é promover o seu silêncio e cessar as críticas feitas aos comandantes do apito no Brasil.

Do site da ESPN

Vamos continuar apostando na Timemania

Biofarma


Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

2 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo o que já fomos garfados por esses árbitros FDPs.... Já não basta o que acontece no estadual, onde a FNF é toda Burra Preta???? temos que nos cuidar este ano, pois não podemos correr riscos.... O América deveria pegar a fita da entrevista e tomar as medidas cabíveis, contra esse FDP que nós prejudicou!

Anônimo disse...

É porque aqui não temos um árbitro de coragem pra peitar a nossa mentora. São todos subservientes e se calam com muito pouco. Mas, um dia, talvez eu e meus filhos não vejam isso. Talvez meus netos demorem a ver mas, meus bisnetos virão essa lama podre ser banida não só do nosso futebol como também do futebol nacional.
MUÇÃO VERMELHO

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.