21 de mai. de 2012

Entrevista com Marcelo Sá - O Homem do Marketing



 Eduardo Holder, Erick Gurgel e Marcelo Sá - o trio do marketing do Mecão
(imagem/Sérgio Fraiman)

Como o marketing do América planeja explorar este bom momento vivido pelo futebol?
O Depto de Marketing do América já está explorando bastante esse momento vivido pelo futebol. Na realidade, faltava acontecer isso para que o Marketing pudesse ser melhor observado pelos que estão de fora. Nunca deixamos de trabalhar, nem mesmo quando o clube passou por um período de instabilidade que envolveu a eliminação na Copa do Brasil e a derrota na final do 1° turno. Aliás, esses eram os momentos onde trabalhávamos mais, pois precisávamos manter o torcedor por perto, não podíamos deixá-lo pensar que o clube iria se entregar.
Sorteios entre sócios torcedores nos intervalos dos jogos, venda de cupons de timemania no estádio, troca dos cupons da timemania por produtos do clube e sorteio de 1 moto e 1 anuidade grátis. Essas foram ações visando mostrar ao torcedor que se o clube continuava investindo neles era porque tínhamos a certeza que o melhor estava por vir. E veio.
As ações agora estão mais visíveis, pelo fato do futebol do clube também estar em alta. Então dessa forma, estamos conseguindo caminhar juntos.
Hoje temos mais de 2000 sócios torcedores, um número que não foi alcançado nem quando estivemos na Série A, estamos em 20º lugar na timemania, também nosso melhor ano desde que iniciou tal sorteio, colocamos uma campanha intensa nas ruas envolvendo outdoors, rádio, TV e jornais, preparamos o lançamento de todo o material que será utilizado na Série B, conseguimos em 1 dia vender 128 camarotes da Arena América, em outro momento conseguimos também em 1 dia esgotar o primeiro lote de cadeiras VIPs e agora estamos com um produto excelente que já caiu nas graças de todos que é a nossa terceira camisa, a tão comentada camisa azul. Essa camisa será um sucesso, um estouro. Lembro que será necessário ser sócio ou conselheiro para ter o direito de comprar a mesma.

Qual a estimativa de novos sócios com a campanha do Sócio Dragão que já está sendo lançada. É possível atingirmos a marca de 4 mil sócios?
Fraiman, quando o Presidente Padang fala que quer 4.000 sócios é porque acreditamos muito nesse número. O América que até então vinha sem conseguir títulos, conseguiu esse ano. E com muita propriedade, essa conquista aumenta ainda mais o ânimo do torcedor. Conseguimos o título sobre o nosso maior rival e na casa deles. Tudo isso conta muito para trazer de volta o orgulho que andava perdido. Era o que faltava para ele atender o chamado do clube. Nos últimos 3 dias tivemos mais de 200 novos associados.
A campanha do sócio dragão vai muito para esse lado, do torcedor ter orgulho do clube e fazer a parte dele. Um clube de futebol não é feito só de jogadores e de diretoria, pelo contrário, sua parte mais importante é a torcida. É para ela que todos se esforçam. Reconhecer o trabalho dos jogadores e da diretoria se torna fácil para eles quando o resultado é visível.
O torcedor americano á apaixonado e vai chegar sim ao número pedido pelo presidente, não tenho dúvidas de que não só chegaremos aos 4.000 sócios, como ultrapassaremos.

O torcedor cobra o pagamento do Sócio Dragão mediante a emissão de boleto bancário. Essa forma de pagamento é viável ou a possibilidade de um alto índice de inadimplência assusta?
Não, essa forma de pagamento não existirá em momento algum no América. Continuará somente no cartão de crédito com opção de parcelamento em 12 vezes ou pagamento em dinheiro da anuidade integral.
Devido a essa nossa política, podemos dizer que temos mais de 2.000 sócios torcedores que pagam sua mensalidade rigorosamente em dia com o clube.
Nossos números não mentem.

Ainda de forma não oficial, o America anunciou uma possível parceria com uma empresa alemã para o serviço de irrigação da Arena América. Como surgiu essa possibilidade de parceria? O senhor pode passar mais detalhes?
Até onde sei, essa empresa alemã demonstrou não só interesse no serviço de irrigação da Arena América, eles também estão dispostos a investir na base do clube e na iluminação da Arena.
O presidente Padang e Sobrinho, que é o nosso VP de Obras, viajarão no início do mês de Julho para a Alemanha juntamente com o Cônsul Honorário da Alemanha no RN para conhecer essa tecnologia que já é utilizada em vários estádios daquele país. Espero que tragam na bagagem essa importante parceria para o nosso clube e para a nossa Arena.

O senhor acha que os clubes brasileiros exploram bem o marketing esportivo?
Não. O futebol brasileiro demorou a dar a importância necessária ao marketing em um clube de futebol. Claro que temos casos de sucesso como o Internacional e mais recentemente o Corinthians, mas ainda é muito pouco para um país que e conhecido por ser o do futebol.
O marketing está passando a ser a principal fonte de renda dos clubes brasileiros. O esporte é visto com bons olhos e todos querem ligar sua marca a atletas e clubes vencedores.
O futebol brasileiro e seus dirigentes estão acordando para essa realidade. Com um marketing bem feito e que gere receita aos clubes, passa a ser mais fácil segurar seus jogadores e realizar contratações inimagináveis tempos atrás.

O que o senhor atribui o sucesso da venda de camarotes e cadeiras da Arena América?
Ao resgate do orgulho do torcedor! Como disse anteriormente, o torcedor americano estava maltratado, estava ferido. Não tínhamos um time campeão, não tínhamos um estádio para jogar, não sabíamos nem ao certo o que nos esperaria no ano que vem.
Agora não, ele vive uma nova realidade. Fomos campeões, jogaremos o Estadual 2013 na Arena América e teremos competições importantes pela frente. Tudo isso serviu para reanimá-lo.
Vender 128 camarotes em um único dia não estava presente nem nos melhores sonhos da diretoria do clube. Mas o torcedor americano é paixão pura, nos surpreendeu mais uma vez. E assim como fez com os camarotes, temos certeza que irá fazer com as cadeiras.
E mais, diferentemente de outros clubes que ao construir ou reformar seus estádios, deixam de investir no elenco e passam anos sem ganhar títulos ou até mesmo sem disputar campeonatos, no América será o inverso. Iremos construir esse estádio 100 % com o dinheiro do torcedor através da venda dos camarotes e cadeiras e  manteremos o  nosso elenco forte para o ano que vem.

* Marcelo Sá é o atual vice-presidente de marketing do América

Vamos continuar apostando na Timemania

Cavaleiros do Forró


Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

4 comentários:

Carlinhos Rosado disse...

Caro amigo Marcelo,
Sabemos que mesmo quando não estávamos passando um bom momento, aí é que vocês trabalhavam. Parabéns por tudo que vocês tem feito pelo América, sem esquecermos dos que por alí já passaram, como o amigo Pedro Paulo. Grande Abraço.
Caro Sérgio.
Não sei se cabe essa minha indagação que farei logo a seguir, mas, fique a vontade para publicar ou não.
Cansei de enviar comentários para o Pedro Neto, porém, ele só publica em seu blog tendencioso o que lhe convier. Sigo fielmente o que o mesmo pede para comentarmos sem agressões, mas, mesmo assim ele faz questão de não publicar. Então amigo, faço aqui em seu blog "o mais lido de todos" o seguinte apelo aos Americanos: Vamos deixar de enviar comentários para o Pedro, pois, tenho certeza que assim como os meus humildes comentários não são publicados, de outros também não são. Abraços.

Jorge AFC disse...

Estou gostando de ver, nosso Marketing finalmente está funcionando e podemos sentir a força voltar ao nosso Mecão. Parabéns Marcelo pelo excelente trabalho!!

Carrasco disse...

Concordo com o Carlinhos. Vejo diariamente os tópicos dos assuntos abordados no referido blog assim como os comentários publicados, pois não podemos baixar a guarda para os inimigos. Mas sequer esboço o envio de nenhuma mensagem pois sei que será trabalho perdido. Não que eu faça questão de ver um comentário meu naquela porcaria, mas não dou o cabimento de ser rejeitado.

Sérgio Fraiman disse...

Carrasco,

Estou precisando falar com vc. Mande, por favor, o seu telefone de contato para o meu e-mail (sergionatalrn@gmail.com).

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