23 de jun. de 2012

Arena sustentável e rentável

No próximo sábado o presidente Alex Padang e os engenheiros Francisco Sobrinho e Cláudio Bezerra farão uma viagem de doze dias para a Alemanha onde irão tentar parcerias para, entre outras coisas relativas ao futebol, a Arena América. Uma delas é com uma empresa especializada em irrigação de gramados para prática do futebol, outra com uma empresa que desenvolve projetos para utilização de energias renováveis. 
A viabilização de parcerias é uma das principais frentes de trabalho que competem exclusivamente à diretoria no que diz respeito à construção da arena. Segundo Francisco Sobrinho, o objetivo do clube é conseguir captar parceiros para conseguir diminuir ao máximo o custo da construção para o clube, além de possibilitar ao estádio rubro seguir os mais atuais padrões seguidos pelas arenas multiuso mundo afora. 
Um deles é um projeto de irrigação subterrânea, onde o gramado é implantado por cima de uma manta que promove a irrigação de toda a grama por igual. “Isso possibilita que não haja a perda da água por evaporação, principalmente nos dias mais quentes”, explica Francisco Sobrinho.
Uma das preocupações do América é construir sua maneira de forma sustentável, para que o empreendimento gere o mínimo de impactos ambientais possíveis e economize - ou até evite - o uso de energias poluentes. Aliado a isso, o time rubro ainda pode ter rentabilidade com a economia de recursos, alimentando inclusive a expectativa de poder vender energia à companhia de energia responsável pelo abastecimento local. 
Para isso o América aposta no uso de energia solar em sua arena. Como pretende implantar um sistema de reuso de água, o time rubro poderia ter o consumo zero da energia elétrica fornecida pela Cosern. Ao contrário disso, segundo Francisco Sobrinho, há a possibilidade de o Alvirrubro vender a economia acumulada. 
“Em vários lugares o contador de energia gira para ambos os lados. Se você está consumindo energia, em uma casa, por exemplo, ele vai girar em um sentido. Se você não está consumido e tem uma quantidade considerável de energia acumulada, o contador vai girar no sentido contrário e aquela quantidade de energia que voltou à rede é descontada em sua conta”, explica o engenheiro, que diz ainda que a energia produzida na Arena América, segundo as previsões, também dará para abastecer todo o Centro de Treinamento americano. 
Outro projeto secundário incluído na construção da arena é a implantação de uma estação de tratamento de esgoto, que terá a finalidade de despoluir os dejetos oriundos da praça esportiva para que, depois de tratada, sua água possa ser utilizada na irrigação do campo de jogo.


Do Novo Jornal 


Vamos continuar apostando na Timemania


Biofarma
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao América pela inteligente forma de construir o nosso estádio.
Vocês estão me surpreendendo positivamente.
Bravo!!!
Antonio Jose

Isaías Albuquerque disse...

Gente, a forma como o América está sendo gerenciado dá orgulho, tanto no futebol como nas iniciativas de forma geral. Um técnico de excelente capacidade, equipe simples mas que funciona e projetos de futuro. Parabéns à diretoria por essa iniciativa, que torcemos para que também dê certo. Hoje não podemos prescindir de pensar num futuro sustentável.

Unknown disse...

Se essas ações fosse feitas pelo time de da burra preta, a imprensa estaria dando foco como gestão ultra profissional, que essa diretoria é isso e aquilo. Cadê uma só linha desse assunto .

Sei não como, diria um MOSTRO amigo meu !!!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.