30 de abr. de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO




A ARESTA ENGENHARIA E PROJETOS atua no mercado de projetos desde 2006, quando fundada e vem a publico esclarecer alguns pontos a respeito da reportagem publicada na edição de hoje do Jornal Tribuna do Norte com o titulo “Barretão possui falhas no projeto e vistoria não esta agendada”.

A Aresta Engenharia e Projetos foi contratada para elaborar o projeto de prevenção e combate a incêndio como consta na ART de numero 00021031862225014020, que dar a certeza da responsabilidade sobre o projeto junto ao CREA/RN.

O estádio Arena Ceará-Mirim (Barretão) é sem duvida hoje o estádio mais seguro do Rio Grande do Norte, pois foi elaborado obedecendo a todas as normas de segurança da ABNT inclusive atendendo a Instrução Técnica (IT) Nº12/2011 do Corpo de Bombeiro do estado de São Paulo, considerada a melhor e mais segura do país, e que é aplicada atualmente pelo Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Norte.

Segundo a própria reportagem as falhas apresentadas são consideradas simples e por serem simples foram solucionadas em menos de 24 horas. Tais falhas podem ocorre em qualquer segmento de trabalho , assim como na própria reportagem que chamou o assessor de imprensa do Corpo de Bombeiro do RN de LUCIANO CORCEIRO, onde na verdade o nome correto é CRISTIANO COUCEIRO.

Voltando as falhas apresentadas e Listadas pela reportagem temos as soluções:

- Foi indicado em planta os locais dos bares e banheiros;

- Existem no estádio 2 (DUAS) entradas de Veiculo de Emergência e foi indicado em planta o local onde o mesmo ficará estacionado;

- É bem verdade que o estádio só possui UMA ÚNICA ESCADA, que dar acesso as cabines de imprensa e a mesma possui uma largura de 1,20m. Como a escada foi executada de madeira, elaboramos outra saída de emergência.

- Quanto as barras antipânico, foi indicadas em projeto;

- A alegação de falta de guardas corpo centrais e laterais nos acessos radias, não se aplica, pois segundo o item 6.4.7 da IT 12/2011 de São Paulo diz que: Nos acessos radiais das arquibancadas com inclinação superior a 32 graus, quando houver acomodações ou assentos em ambos os lados, os corrimãos devem ser laterais (individuais por fila) ou centrais, com altura entre 80 e 92 cm e resistência mínima de 2,00 KN/m. Quando forem centrais, devem possuir intervalos (aberturas), pelo menos, a cada cinco fileiras de bancos, visando facilitar o acesso ao assento e permitir a passagem de um lado para o outro (ver Figuras 5 e 10). Esses intervalos (aberturas) terão uma largura livre, horizontalmente, entre 70 cm a 90 cm (correspondente à largura do patamar). Como a inclinação da arquibancada é menor que 32 graus, logo não há a obrigatoriedade.

- As duvidas sobre o camarote foram sanadas pelo próprio arquiteto com a analista sem a necessidade de qualquer alteração no projeto arquitetônico

Para finalizar reitero todo a nossa reponsabilidade com a segurança de todos os que vão frequentar a Arena, prova maior é que segue uma imagem com o projeto ANALISADO e APROVADO pelo Corpo de Bombeiro do RN, a quem agradeço pelo esforço de analisar os projetos e dirimir qualquer ato falho, sempre se comprometendo com a segurança da população.

Atenciosamente,

Nicholas Sousa de Carvalho

Eng. Civil / Eng. Eletricista

Sócio administrador da Aresta Engenharia e Projetos.
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

5 comentários:

Anônimo disse...

Aresta esquente nao, a especializada é especialista em inflamar boa notícias sobre o Mecao. A unica informação precisa que eles possuem é que o lamao foi construído sob norma técnica da NASA. Como abc é o time do jeitinho brasileiro conseguiram nao sei como essa liberação.

Anônimo disse...

SERÁ QUE O NÃO ACESSO DE AMBULÂNCIA AO CAMPO DO ESTÁDIO DE PIUM NÃO É UMA FALHA DE PROJETO ?
PORQUE SERÁ QUE ESTE JORNAL , QUE SE DIZ IMPARCIAL, NÃO TOCA NUNCA NESTE ASSUNTO ? ALGUÉM PODERIA ME RESPONDER ?
Ass : Clàudio

Anônimo disse...

KKKKKK. Essa de "Luciano" foi ótima!

Anônimo disse...

Como sempre a Tribuna do Norte, querendo melar,

Anônimo disse...

Quem será que ainda lê esse ultrapassado folhetim.
Fernando Araújo

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.