27 de dez. de 2013

Julgada de novo hoje, Lusa já pensa em próximos passos contra queda

O segundo round da Portuguesa no tapetão contra o rebaixamento à Série B do Brasileiro é hoje, a partir das 11h, mas o clube já pensa no terceiro e até no quarto rounds.
O Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), segunda e última instância esportiva, julga hoje recurso do clube paulista, que quer reverter a perda de quatro pontos, que o rebaixou.
A Portuguesa escalou irregularmente o meia Héverton na última rodada, dia 8. A punição, aplicada no dia 16, acabou por beneficiar o Fluminense, que tinha caído.
A esperança de mudar a decisão da primeira instância é pequena. Tanto, que os advogados da Portuguesa já sabem o que vão sugerir para a diretoria do clube após o julgamento de hoje, no Rio.
"Tem a opção da Justiça comum e também a opção de acionar a Fifa, que tem comissões que cuidam de questões legais do futebol", disse Felipe Ezabella, que defenderá a Portuguesa junto com João Zanforlin, que presta serviços ao Corinthians e atuou no primeiro julgamento.
O mais provável, no momento, é que uma nova derrota faça a Portuguesa procurar a Justiça comum --ou "aconselhar" um ou mais torcedores a fazer isso.
Ir até a Fifa e apresentar o problema seria mais uma maneira de tentar evitar a ira da entidade do que conseguir reverter a punição. Em casos assim, a entidade costuma manter as decisões dos tribunais esportivos locais.
A Fifa orienta aos clubes acionarem apenas a Justiça desportiva, evitando a comum. Há até casos em que a entidade ameaçou de desfiliação as confederações ou os clubes --como fez com Brasil de Pelotas-RS e Treze-PB, que acionaram a Justiça comum no ano passado.
No meio jurídico, entretanto, há dúvidas se clubes de futebol podem ou não acionar a Justiça comum.
Reportagem da Folha no dia 23 mostrou que o estatuto da Fifa tem um dispositivo que pode impedir que a Portuguesa e a CBF sejam punidas --uma exceção ao artigo 68, que determina que as federações nacionais insiram em seus estatutos a proibição de que as partes levem demandas à Justiça comum.
 
OUTROS CASOS HOJE
O Vasco tenta penalizar o Atlético-PR por causa da briga entre torcedores na última rodada. Os vascaínos perderam por 5 a 1, foram rebaixados, mas tentam ganhar os pontos para evitar a queda.
O Flamengo perdeu quatro pontos por ter escalado André Santos, também suspenso, ante o Cruzeiro, e também tenta recuperar a pontuação.
O time mineiro será julgado, mas quem recorreu foi a procuradoria, que tenta puni-lo pela escalação do goleiro Elisson na 36ª rodada. 

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.