25 de fev. de 2014

Modo de lidar com as torcidas organizadas já se esgotou

Uma nova vítima da violência vinculada ao futebol acende o alerta de que os enfrentamentos entre torcedores são uma questão prioritária a ser resolvida.
Esse quadro trágico é reforçado pelo fato de que 2013 foi o ano mais violento na história do futebol brasileiro, com a morte de 30 pessoas, vítimas de brigas entre torcidas, como afirmou o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Flávio Zveiter.
Já ultrapassamos o limite tolerável da violência. Nós precisamos demonstrar o compromisso da sociedade com a paz.
Um dos caminhos para esse intento é a educação, por isso a OAB paulista lançou a campanha "O Futebol Pede Paz, Torça contra a Violência nos Estádios" para sensibilizar e abrir um diálogo com clubes, torcidas, atletas, dirigentes e órgãos do Judiciário em busca de consenso.
O segundo caminho é punir os torcedores que promoverem violência. A forma como estamos lidando com as organizadas já atingiu o esgotamento, expresso na recente invasão do centro de treinamento do Corinthians.
É fundamental ampliar o trabalho de identificação dos torcedores violentos.
O terceiro ponto é adotar uma política mais efetiva de banimento desses torcedores brigões dos estádios e seu recolhimento em dias de jogos.
Nos EUA, o banimento do torcedor violento é prerrogativa da administração do estádio, que o faz imediatamente após o registro do delito.
Precisamos continuar esse importante debate e dele tirar, o quanto antes, novas ideias --e até novos diplomas legais-- que deem materialidade à campanha pela paz no futebol.

 MARCOS DA COSTA é presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - SP

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

3 comentários:

Unknown disse...

Ontem no jogo, presenciamos a invasão de um idiota da torcida do abc que logo foi abordado, achei até que foi proposital para mostrar serviço mas em seguida, um outro imbecil da torcida americana ( Não torcedor ) também invadiu o campo e a grande oportunidade de reconhecer um idiota que impede a presença de bons torcedores no campo, foi perdida pois o seguraram e o levaram de volta para arquibancada. Assim qualquer um vai fazer o mesmo sempre. E viva a impunidade!!!

Valdy Freire disse...

O problema não é que as autoridades não sabem resolver a questão, o problema é que as autoridades não querem resolver o problema. Porque? Perguntem a quem de direito. Todo mundo sabe que parte dos torcedores ingleses eram muito violentos, tanto na Inglaterra como em jogos nos países vizinhos. As autoridades de lá resolveram o problema e a paz reina nos estados da Inglaterra. Porque não copiamos o que eles fizeram? Alguém tem que explicar porque o bandido de torcida organizada tem o tratamento diferenciado de um bandido qualquer.

Anônimo disse...

Quem é que apoia as torcidas organizadas?
Resposta: Os dirigentes dos clubes.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.