27 de fev. de 2014

Você se lembra? Missão impossível é com o América!

 
O América é dado a missões impossíveis. Em 1996, era o time de menor folha salarial, mas fez a melhor campanha da Série B e alcançou a Série A de 1997 como vice-campeão, daí conquistando a alcunha Orgulho do RN, vez que pesquisa Ibope em 1997 que perguntava aos potiguares qual era seu maior motivo de orgulho registrou o América na Série A como resposta da maioria esmagadora.
Aquela Série B foi marcante para o atacante Zé Ivaldo, que marcou dois golaços contra o Náutico, aqui e lá. Chegaram a dizer que o gol que Zé Ivaldo marcara aqui era um gol espírita, porque em 100 anos ele não faria de novo. Meteu um parecido lá nos Aflitos. Para uma pessoa supersticiosa como eu, o que pensar ao dar de cara com Zé Ivaldo numa semana decisiva como esta? Meu celular quebrou e, ao deixá-lo na assistência, lá está o calmo Zé Ivaldo também em busca de um produto seu. Mais uma vez o parabenizei por um gol tão bonito e importante. Porque não é fácil fazer gol bonito. Nem importante. Os dois juntos então...
 Em 1998, só o salário do meia atacante Petkovic do Vitória pagava toda a folha do Orgulho do RN, mesmo na Série A. Pois não é que o alvirrubro natalense reverteu a vantagem do time baiano no Machadão? O Vitória vencera em casa por 2x1 e em Natal, o Machadão explodiu de alegria com os 2x0 (Biro-biro e Paulinho Kobayashi) ainda no 1.º tempo. Fácil, né? Que nada! O Vitória marcou um gol com o zagueiro Flávio no 2.º tempo. 2x1, resultado que levava o jogo para os pênaltis. Só que a massa empurrou o time e o 3.º gol salvador surgiu dos pés de Carioca, cobrando pênalti. América, campeão do Nordeste em 1998, maior título do futebol do RN, já que garantiu um time do RN na Copa Conmebol, atual Copa Sul-Americana. Ou seja, o América é o único do RN a disputar uma competição internacional. Aliás, a mesma vaga que a Copa do Nordeste atual garante. Coincidência?
Mas é em 2000 que surge a missão impossível mais semelhante com a atual diante do Crb. Copa do Brasil. Uma chuva desgraçada em Belém. Campo encharcado. O Remo faz 2x0 no técnico time americano. A classificação só viria para o Orgulho do RN se este fizesse 3 gols e não tomasse nenhum no Machadão. 2x0 levaria o jogo para os pênaltis. O árbitro era o que depois ficaria conhecido como o maior ladrão do apito: Edilson Pereira. Péssimo prenúncio. Mais ou menos como agora, uma vez que o América não costuma ter vida fácil com árbitros pernambucanos.
1.º tempo. Falta para o América. Ricardo, o rei da perfeição na bola parada e péssimo lateral direito, abre o placar para o Mecão. Aos 30 minutos, Edilson deixa de ver pênalti em Helinho. Vida sofrida para o torcedor, né? Logo em seguida, falha da defesa americana e Robinho empata para o Remo. E agora? O Mecão tinha que marcar mais 3 gols para se classificar.
Missão impossível... para os outros, não para o América. No finzinho do 1.º tempo, Ciro, atacante que não caíra nas graças da torcida, marcou o 2.º gol alvirrubro. Ainda faltavam 2 gols.
Intervalo. Expectativa. Mesmas equipes. Aos 3 minutos, Ademir, zagueiro, acha o 3.º gol do Mecão. 3x1 ainda classificava o Remo. Faltava 1 gol. Jogo nervoso. Edilson, sempre ele, marca pênalti para o Remo. E de novo Robinho marca. 3x2.
Desgraça. Agora o Mecão tinha que marcar mais 3 gols. Missão pra lá de impossível faltando menos de um tempo para o fim de jogo. Impossível para os outros, não para o América. Pênalti para o Mecão e Ricardo, o rei da bola parada, converteu. 4x2, faltando menos de 30 minutos para o fim do jogo. Para piorar, Ciro foi expulso. Mecão com um a menos e precisando de mais 2 gols. Aí surge o craque: Moura manda a bomba e faz o 5.º gol americano.
"Não vai dar". Será que alguém pensou isso? Não no América; não na torcida. Aos 39 minutos, Helinho marcou o gol da classificação. 6x2, o placar exato para que o América chegasse a uma inédita fase de oitavas-de-finais da Copa do Brasil.

Por Raissa Silva - torcedora do América 
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

6 comentários:

Anônimo disse...

Chorei ao assistir.

Anônimo disse...

É por essa e muitas razões que eu amo esse clube.
ADAIL PIRES

Anônimo disse...

O jogo de ida foi 2x0 para o Remo ou 3x0? Porque se foi 2x0 como diz no texto, o placar de 5x2 classificava o América. Então, quando estava 3x2, o América só precisava de mais 2 gols e não de 3. Com 5x2 dava América. Com 6x2, o Remo até poderia fazer mais um que ainda assim dava América.

André

Anônimo disse...

Só retificando que após levar o segundo gol do remo o mecão precisava marcar mais 2 e não 3 como está descrito no texto. Se tivesse acabado em 5 x 2 para o américa a vaga ainda era nossa naquela ocasião, o sexto tento foi só o famoso "fechar a tampa do caixão do remo".

Anônimo disse...

E nao pode esquecer o jogo contra o paysandu !!

Jackson Marinho disse...

Bela Matéria por Raíssa Silva! Muito Bom!!
3x: Mecao, Mecaao, Mecao!!!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.