11 de mar. de 2014

Como se avalia o planejamento?

América e Globo chegaram a final do primeiro turno com 13 pontos. Pelos critérios de desempate, o time de Ceará Mirim conquistou o título. Até agora eu não entendi alguns comentários do tipo: "O Globo fez um "excelente" planejamento, mas o do América deu tudo errado". Aí eu faço algumas perguntas: Quando terminou o primeiro tempo na Arena das Dunas com três a zero de vantagem, o planejamento americano estava equivocado? Esse tipo de avaliação (do planejamento) é feita pelo saldo de gols? O Alecrim, que até a última rodada estava na ponta da classificação e dependia apenas das próprias forças para conquistar o turno, planejou mal? É isso mesmo?
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

17 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio , faço as suas , as minhas palavras. Comungo deste mesmo pensamento. Sem mais nada a acrescentar.

Marcos - Capitão América

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Boa, Sérgio!
Gostei do que publicou para os "formadores de opinião'.

Anônimo disse...

Pou, vc falou exatamente o que eu penso. Ass: felipe lucas

Anônimo disse...

Há uma explicação para isso: quando se fala em planejamento bem sucedido, leia-se o time das letrinhas. Simples assim. Isso é a famosa cortina de fumaça que os nossos "isentos" "formadores de opinião" constroem para desviarem a situação periclitante vivida pelo time de Pium. Não por acaso eles afirmam que a situação do América é igual a do time de preto.
ADAIL PIRES

Anônimo disse...

Sou da mesma linha que você, Sérgio. Criou-se esse fetiche com "planejamento", de forma que sempre que uma coisa é bem sucedida no futebol é por causa do planejamento, quando dá errado é porque não houve planejamento. E RF, que usou e abusou de um tal "planejamento" e afundou o abc, mesmo tendo só um mísero campeonato para disputar? O time afundando, perdido em campo, mas era sempre dentro do "planejamento" e, portanto, admissível. E os comentarista, que nada sabem de como organizar o time de pelada, mas vivem cobrando um tal planejamento? Ai meu Deus! Tá certo que as coisas precisam de um mínimo de organização, mas o futebol depende de tantas variantes (jogador, técnico, torcida, arbitragem, salários em dia, campo, goleiro frangueiro etc etc etc) que não vai ser um "planejamento" feito no papel que vai eliminar todas essa incógnitas desse troço de altíssimo risco.

Arthur

Anônimo disse...

Sérgio, o planejamento do América-RN foi realizado de forma correta. Até porque não se acerta 100% em boa parte deles (seja no futebol ou não). A Gestão do clube é, com certeza, aprovada pela maioria dos seus torcedores. Vale salientar, que essa aprovação se deu também na gestão do GRANDE AMERICANO ALEX PADANG. Lembro do ano de 2012 em que corremos atrás de uma classificação entre os 20 principais clubes em relação ao número de apostas da TIMEMANIA. Foi incrível a nossa reação! Lembro da campanha na Série B deste ano - Muito positiva! Lembro de uma Gestão "Pé no chão" - onde se tenta gastar aquilo que temos para isso. A belíssima campanha de Sócio Dragão - o próprio Alex mencionava que saímos de pouco mais de 700 sócios para mais de 4000 atualmente. Na verdade, algumas outras coisas positivas pode-se notar agora - início da Gestão do Gustavo Carvalho - boa parte do elenco do ano passado foi mantido. As peças que foram contratadas privilegiaram jovens promessas - Rafinha, Rubinho, Artur Maia... Claro, que algumas contratações são ainda discutidas. Mas, no geral, são profissionais que se doam para garantir um futuro promissor ao clube. A questão que faz com que o clube do América não tenha conquistado o 1º turno do estadual, e sim o Globo, é porque o adversário montou uma equipe aguerrida desde o ano passado (ou seja, período de preparação é muito superior) e puderam focar apenas neste campeonato (não existe como comparar o desgaste dos atletas deles com o nosso). Para finalizar, quero dizer que acredito bastante neste grupo que foi montado e o considero como o mais qualificado deste estadual. Espero que eles possam comprovar dentro de campo - conquistando o 2º turno e, fazendo excelentes jogos na final do campeonato.

Anônimo disse...

A imprensa brasileira tem o péssimo hábito de analisar apenas os resultados. Não vivem o dia-a-dia do clube, mas falam quase que diariamente: "fulano é um bom treinador, cicrano não deveria ser contratado". Pense numa profissão boa, e outra, o planejamento correto para eles se resume em ser o primeiro? Será que os demais não possuem qualidades? Porque se for simplesmente ganhou presta e perdeu não presta, até eu.

André Dantas

Unknown disse...

Pobre Ex-Cabugi...só pode opinar dentro do que os dirigentes incompetentes gostam e eles são todos velhos e, por óbvio, torcedores das trevas de Pium. Se opinarem diferente do script estão sem emprego !! Coitados.

Work of Practise in Reading and Writing in English disse...

É fato que nossa imprensa faz de tudo pra ofuscar o América. Mas quanto ao bom planejamento do globo, penso que se referem a o time ser recém fundado, conquistar o acesso com o título da segunda divisão e conseguir acabar na ponta nas duas etapas do nosso campeonato, e não apenas pelo último triunfo. Então também vejo que o planejamento de tal clube tenha seus méritos, até pq não tem a mesma tradição dos outros. Mas teve muita sorte também e com certeza se estivéssemos apenas no potiguar teríamos vencido, como vamos vencer o returno.

Anônimo disse...

Você está certo, Sérgio Fraiman. Podemos ser mais diretos e dizer, então, que faltou competência. Sou do tipo de torcedor que não curte tanto estadual. Se o América ganhar, ótimo; se não, não faz tanta diferença. Acho que o foco deve ser Série B. Mas, mesmo assim, me espanta ver o nosso time perder para um que é amador, com todo respeito ao Globo e seus dois anos de história. Os únicos times profissionais desse campeonato são o América e a sopa de letras. Cabe sempre uma reflexão sobre o que deu errado e acho sem sentido comparações com o Globo e Alecrim.

Graciliano disse...

planejamento é passar 2 anos sem perder para o time de pium, isso sim

Graciliano disse...

planejamento é passar 2 anos sem perder para o time de pium, isso sim

Anônimo disse...

Houve um equívoco sim, priorizamos a copa do Nordeste (que é importante), mas ao não darmos a devida importância ao estadual (ele tem muita importância, pois garante a vaga para a copa do nordeste e do Brasil), corremos o risco maior de não participarmos no próximo ano, então, não é como alguns torcedores falam que o estadual não tem importância, tem e muita. Espero que sejamos campeões, até porque a perda o ano passado ainda está engasgada.
walsil.

Anônimo disse...

O planejamento do América não foi melhor porque errou ao escalar os reservas contra o Baraúnas.

Tayronne disse...

o Mecão fez um excelente trabalho no 1ª turno , sendo que perdeu no saldo de gols que é coisa do jogo mesmo, nem todos podem vencer , poupou quando tinha que poupar e conseguiu a vaga da semifinal da Copa do Nordeste, agora é trabalhar pra vencer o segundo turno e garantir a vaga do próximo ano na Copa NE , para defender o titulo que vai ser conquistado esse ano, avante Mecão!!!.

Hudson disse...

Penso que a falta de planejamento do América ficou claro quando o Leandro Sena declarou, antes do jogo contra o Baraúnas, que iria jogar as duas competições com os times titulares e entrou em campo com o time completamente reserva. Quando começou a utilizar o time misto as coisas melhoraram, isso evidenciou a falta de planejamento, e que foi corrigido. Lógico que para o Globo é muito mais fácil realizar um planejamento com menos erro, mas o América com bem mais tradição e um elenco bem melhor deveria se preocupar sim, não se desesperar. Ainda dá tempo de corrigir os erros e buscar o segundo turno, começar com um planejamento fechado para a competição, se não der pra ser campeão, beleza! Mas não adianta esconder os erros, temos que corrigi-los e aprender com eles para não voltar a errar. Sei que é muito difícil trabalhar três competições com um plantel limitado, mas com planejamento e aprendendo com os erros certamente os resultados virão...

Anônimo disse...

Bom é o planejamento da rádio globo natal, vascaínos, flamenguistas ... e uma pauta direcionada 70% ao torcedor do abc, sem falar que a programação esportiva, inclusive em dias de clássico só começa uma hora antes do jogo, o restante é futebol carioca pra cá, pra lá, segundo tempo de flamengo x ... é uma vergonha!!! aí eu pergunto que planejamento é esse? o américa, representante desse futebol potiguar, desmoralizado lá fora, está a simplesmente quatro jogos de uma sulamericana e a imprensa simplesmente ignora e só fala das lamentações do planejamento de rRF. Uma palhaçada!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.