30 de nov. de 2014

Voltar para a Série B em 2016 virou obrigação no ano do centenário



Em 2010, logo após a queda do América para a Série C, escrevi neste blog as seguintes linhas: “O momento é difícil, mas é preciso ter equilíbrio. Planejar 2011 e lembrar 2010 apenas para identificar os erros, para que nunca voltem a ser repetidos. Vamos reconstruir, vamos recuperar e o América vai emergir mais forte do que antes”.
Por mais contraditório que possa parecer, três pontos separaram o América de uma das mais brilhantes temporadas da sua história, mesmo com a campanha pífia na Série B: campeão estadual, semifinalista da Copa do Nordeste e quarto finalista da Copa do Brasil. Com o rebaixamento, isso agora, obviamente, não vale absolutamente mais nada. Ficará apenas como registro. A realidade dura e cruel é que o time foi rebaixado e terá que disputar a Série C do campeonato brasileiro em 2015. O ano de 2014 ficará marcado como o da queda, assim como 2010.
Direcionar a culpa exclusivamente para uma pessoa é uma tremenda injustiça. O rol é bem mais amplo. Houve erros de gestão, na comissão técnica e também entre os jogadores. Em termos de resultado dentro de campo, por exemplo, fizemos uma campanha em casa para rebaixamento. Disputamos dezenove partidas e vencemos apenas oito. Na casa do adversário foram apenas quatro vitórias. O time pediu para cair.
É preciso repensar verdadeiramente a próxima temporada. Analisar o que não funcionou e ter humildade para mudar. Não adianta persistir no que deu errado e achar a ineficiência de algum setor como algo corriqueiro. É preciso estabelecer metas e sair da mesmice. Se o futebol não deu o resultado é preciso ter coragem para mudar. A cobrança deve ser constante e implacável.
A caminhada será dolorosa e sofrida, mas não existe outra escolha. É encarar 2015 e enfrentar os desafios. Voltar para a Série B em 2016 virou obrigação no ano do centenário.

Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

15 comentários:

Rebeca Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O rebaixamento do América é o reflexo da medíocre campanha na Série B/2014.
Incompetência e omissão dos dirigentes, contratações sem qualidade, comissão técnica
sem pulso firme no comando, vaidades e falta de profissionalismo de alguns jogadores são os principais fatores que levaram ao rebaixamento para a Série C.
Agora é juntar e se desfazer dos "cacos" entre eles, dirigentes, chinelinhos, eternos hóspedes do DM, agitadores, para repensar, planejar e encarar 2015.


Anônimo disse...

DE PREFERÊNCIA COM O TITULO!

Anônimo disse...

É DIFICIL MAS NÃO É IMPOSSIVEL

Anônimo disse...

O América começou a ser rebaixado quando não demitiu o Max no lance da agressão em Pimpão, ocorrida nos vestiários da Arena! Ali a Diretoria perdeu o moral com os jogadores, e foi uma sucessão de lambanças... Com esse Presidente que temos, certamente não vamos muito longe, infelizmente!

Leandro disse...

OBRIGAÇÃO ERA ESTAR NA SÉRIE B E TER CONCLUÍDO A PRIMEIRA PARTE DA ARENA! Infelizmente será um centenário sem estádio e sem série B. VAMOS SER REALISTAS!!! Agora é aceitar um ano comum, sem nossa melhor competição e fazer de tudo pra ser campeão, porque ano de centenário na série C não é coisa pra time do porte do América F. C. TRISTE!

Anônimo disse...

Concordo com vc, Sérgio, em muitos pontos. Mas quem dá a palavra final na diretoria é o nosso presidente. Não acho que ele seja o único culpado, mas vejo que ele foi falho ao longo da temporada. No ano mais importante da história do clube, teremos que vivê-lo numa terceira divisão de campeonato brasileiro, além da possibilidade de nem conseguirmos o acesso para a série B em 2016 (essa possibilidade já me dói mesmo antes da bola rolar pela série C!). É triste o que aconteceu com nosso América, mas torço para que o presidente e a diretoria acertem no ano que vem: não é momento de apontar apenas para os erros, mas sim de ajudar àqueles que continuarão no Mecão em 2015 a nos tirar dessa situação. Não quero, com isso, tirar nossa responsabilidade de cobrança ou a culpabilidade ds diretoria e comissão técnica, todavia não adianta procurar quem errou. É fundamental consertar os ERROS e esquecer quem os cometeu. É hora de reerguer o Mecão. Eu caio com o América, mas subirei em 2015 - assim espero! Abraço

sócio dragão 218 disse...

Imperdoável o que fizeram com o América, a volta não vai ser fácil, com uma torcida numericamente superior, em uma cidade em que circula muito mais dinheiro, com estádio quase sempre lotado já perdi a conta dos anos em que o fortaleza luta pra sair desse inferno.

Anônimo disse...

Caro Fraiman,
Obviamente que tem as suas razões para não centrar a "culpa" em apenas um, ou alguns.
Mas, convenhamos: diretoria ineficiente e "culpada", só que escolhida exclusivamente pelo presidente; alguns jogadores improdutivos, descomprometidos, chinelinhos, mercenários e "também" culpados, escolhidos pela diretoria que, lembramos, foi escolhida pelo presidente; comissão(ões) técnica(s) incapaz(es), despreparada(s), "culpada(s)", mas escolhidas exclusivamente pelo presidente.
Enfim...como não culpar apenas o presidente? Afinal, que eu saiba, ele teve o maior orçamento da história recente do América, em um campeonato niveladíssimo por baixo (não é à toa que a mundiça de preto escapou).
O maior de todos os erros foi Gustavo ter inventado de ser candidato/presidente em ano eleitoral, no qual sabia que não teria tempo para o clube e para o qual não escolheu um substituto (vice) em quem confiasse. E, para completar, entregou o futebol a pessoas pouco preparadas para tal. Ricardo Bezerra certamente é tão torcedor quanto nós, mas, francamente, mostrou ser sofrível conhecedor de futebol. Eliel Tavares, poderia até ter sido um bom vice-presidente administrativo, financeiro, de patrimônio ou social, mas, de futebol, é uma brincadeira de mau gosto.
Portanto, inevitavelmente, a culpa é, exclusiva, de Gustavo Carvalho.

Eriberto disse...

Não é fácil para o torcedor americano digerir um rebaixamento no ano do seu centenário, mas o verdadeiro americano jamais abandonara suas cores, o momento é de união. Contudo, está na hora de rever o planejamento temos que olhar com mais carinho para as nossas categorias de base não dá mais para adiar essa mudança de cultura, ontem ficou visível em alguns jogadores a falta de compromisso com o clube que na verdade não possui vínculo emocional, jogam simplesmente pelo salário pouco importando os objetivos traçados pelo clube. Está na hora de copiar o que está dando certo temos que nos espelharmos no futebol catarinense que seus times não possuem nenhum super craque, mas jogam com honra alcançando sempre os objetivos, pois grande parte de seus jogadores são formados em suas bases. Não adianta trazer jogadores que venham apenas pelo salário tem que ter identificação com o clube.


Flávio Medeiros disse...

Desde o jogo com o Boa Esporte que as atuações de Andrey, Lázaro e Wanderson são suspeitas. E ontem mais uma vez isso ocorreu.... Analisem os lances e vejam que tenho razão.....

Anônimo disse...

No ano do nosso centenário virou obrigação três títulos: o bi estadual, a copa do Nordeste e o título da série C (se eles ganharam, temos a OBRIGAÇÃO de ganhar).

Blog do Carlos Notícias disse...

Meu caro Sérgio, você foi extremamente feliz no seu comentário e comparativos, entretanto, não há como não culpar o Sr. Gustavo Carvalho por essa desastrosa campanha do América no Campeonato Brasileiro deste ano. Todas as evidências apontavam para uma queda brusca de rendimento da equipe no final do Campeonato Estadual, embora tenha conquistado o título. Na Copa do Nordeste estivemos bem, mas se levarmos em conta as boas atuações no início da competição, no entanto, chegamos às semifinais movidos por partidas onde a sorte esteve ao nosso lado. Na Copa do Brasil, estivemos bem, mas temos que ser humildes em admitir que o jogo contra o Fluminense...nem preciso falar. Em paralelo a Copa do Brasil, o time apresentava muita fragilidade e aí passaram-se o troca-troca de treinadores como se isso fosse de fato o ponto falho da equipe, o que ficou provado que não era, exceto a contratação de Marcelo Martelote, que foi, ao meu ver, uma catástrofe. Atribuo a culpa maior ao presidente Gustavo, que num ano onde as finanças do clube esteve bem, com boas arrecadações e bons patrocínios além de outras receitas, ele permaneceu nas 'apostas' de atletas oriundos das categorias de base de alguns times, a custo zero ou por pouco mais, e não foi capaz de dotar a equipe com contrações pontuais, não me refiro a estrelas, mas a jogadores capacitados para a disputa do difícil Brasileirão. Os jogadores que fizeram parte dessa trajetória, pra mim, não são culpados, eles renderam tudo que podiam e que lhes eram possível, eles não podiam ir além do que foram, por isso, não credito a culpa sobre eles e nem muito menos aos treinadores que por aqui passaram, pois não foram eles que pediram pra vir, alguém os trouxe e esse alguém, é quem deve assumir o ônus. Vejo com preocupação o futuro do Mecão, caso permaneça com esse modelo de gestão. Acho que há necessidade profunda de reavaliação principalmente dos nossos comandantes que continuam errando, errando e errando e nenhuma transformação, até porquê nosso Presidente já acumula em seu histórico uma "tri queda" e ainda não aprendeu! Peço desculpas pelo meu humilde e peculiar ponto de vista e dizendo que sou a favor do debate e aceito tranquilamente, as posições contraditórias às minhas.

Anônimo disse...

Quem poderá salvar o meu Mecão na serie C de 2015. Quem quem?

Marcelo Mecãooooooooooooo

Anônimo disse...

eu não quero q o américa sja campeão da série c e sim fiocar entre os quatros pq série c não é para o mecão e sim para a burra preta tentar o bi em 2016 pois vão cair e nós vamos subir.bora mecão!!!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.