26 de jan. de 2015

Alimentação pós-treino para jogadores de futebol

Uma nutrição adequada deve ser sempre parte da rotina de um jogador de futebol, já que sua alimentação, principalmente a refeição pós-treino, irá influenciar seu desempenho para os próximos jogos/treinos e ser responsável por sua recuperação. A recuperação após os jogos é muito importante, afinal, os atletas participam de vários jogos num curto período de tempo. A maior preocupação é repôr os estoques de glicogênio (energia) e os líquidos perdidos. Sem uma recuperação adequada, o jogador poderá se sentir cansado, irritado, perder rendimento e ter um pior desempenho no jogo, principalmente no segundo tempo da partida.
Durante um jogo de futebol há um intenso gasto energético, porém, esse gasto dependerá da posição que o jogador está no time, a distância que ele percorre, o estilo adotado e a importância daquele jogo. Durante um treino ou jogo os atletas gastam em média 15kcal/minuto e os goleiros 5kcal/minuto. Então, se a reposição não for feita logo após, o prejuízo para saúde, desempenho e recuperação será grande.
Lembrando que não basta a alimentação estar correta e adequada somente no dia de uma partida importante, pois não irá trazer resultado algum. Durante toda a semana e finais de semana que antecedem os campeonatos, o atletas devem seguir rigorosamente um cardápio saudável e bem planejado. Devem evitar extrapolar nas refeições quando viagem ou quando passam o final de semana longe da concentração, pois um ou dois dias de alimentação errada poderão estragar toda a organização da semana.

Por Giovana Guido - Nutricionista
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.