25 de abr. de 2015

CBF monta ofensiva para alterar a MP do futebol

Contrária à aprovação da medida provisória do futebol em seu formato atual pelo Congresso, a CBF subiu o tom das críticas ao texto e, por tabela, ao governo federal.
A entidade emitiu nota nesta sexta (24) com oito argumentos para modificar a MP, que possibilita o refinanciamento das dívidas fiscais dos clubes, mas que impõe uma série de contrapartidas.
A CBF enfatiza que a MP é inconstitucional. Afirma que o texto editado pela presidente Dilma Rousseff fere o direito de autonomia das entidades esportivas.
Isso porque, segundo a entidade, ao obrigar os clubes que aderirem ao refinanciamento a seguir novas regras, a MP impõe, em decorrência, que as federações também tenham que se submeter a essas determinações.
Ainda segundo a CBF, se as federações não seguirem a nova cartilha, os clubes não poderiam participar dos torneios organizados por elas.
Outro argumento é que se trata de uma intervenção do Estado no futebol. A MP prevê, por exemplo, que os clubes limitem em 70% seus gastos com futebol e que haja incentivo ao futebol feminino.
O comunicado da CBF é mais um item no combate ao texto do governo.
Cartolas da entidade buscam ampliar sua influência dentro da Câmara e do Senado. Deputados federais como Jovair Arantes (PTB-GO) e Vicente Cândido (PT-SP) estão entre os aliados da CBF nessa articulação.
No Senado, Zezé Perrella (PDT-MG) e Aécio Neves, presidente do PSDB, estão entre os que apoiam as mudanças propostas pela CBF.
A ofensiva da entidade está ligada à instalação da comissão mista de parlamentares para discutir a MP. O grupo começa a trabalhar no texto na terça (28) e terá como relator o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ).
A avaliação dos cartolas e do Bom Senso, contrário às mudanças propostas pela CBF, é que Leite tem uma posição neutra no debate. O deputado mantém boa relação com o movimento dos jogadores, mas também ouve os clubes e a entidade.
Com a abertura da comissão, a CBF deve marcar presença de maneira mais veemente em Brasília para evitar que o texto se torne lei sem as alterações que propõe.
Nesse sentido, o ex-deputado Walter Feldman, braço-direito de Marco Polo Del Nero, novo presidente da CBF, e o diretor financeiro da entidade, Rogério Caboclo, têm assumido a dianteira das articulações anti-MP.
"O futebol brasileiro quer contrapartidas, mas isso tem de ser feito de uma maneira a não criar um colapso", afirma Caboclo.
O ministro do Esporte, George Hilton, porém, já afirmou que o governo não pretende alterar o conteúdo da medida provisória.

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.