10 de jun. de 2015

Escolhas - Por Marcus Meira Pires

A vida é feita de escolhas. Escolhemos se seremos bandidos ou homens de bem, escolhemos o que comer, escolhemos a nossa companheira, escolhemos o clube por que torceremos pelo resto da vida, entre tantas outras escolhas.
Mesmo tendo deixado de participar da direção e do Conselho do América, não deixei de ser americano. Portanto acho que a América esta no momento de escolher o que quer ser nos próximos anos.
Hoje a situação financeira do clube, apesar de quase não ter dividas, é bastante preocupante pra não dizer desesperadora. Após a queda do time para série C, perdemos mais de 70% das nossas receitas. Além disso, o programa de sócio torcedor não emplaca e hoje temos pouco mais ou pouco menos de 2000 sócios, valor que não dá para pagar nem a comissão técnica.
O torcedor, a imprensa fica cobrando diariamente por CONTRATAÇÕES, coisa que sabemos não existirem a mínima condição para que isso venha a acontecer. Além disso, existem aqueles torcedores que se escondem por traz das redes sociais para atacar a honra dos dirigentes.
Não adianta procurar culpados. Todos que passaram na direção do clube procuraram acertar. Tiveram parte do seu tempo dedicado ao clube, deixando, muitas vezes os seus negócios e até suas famílias em segundo plano. Muitos erraram é verdade, mas nenhum, pelo menos no meu conhecimento, agiu com desonestidade ou má fé.
Futebol hoje, se faz com DINHEIRO, quem não tiver não se meta, pois além de ser muito caro, ainda existe uma legislação Trabalhista absurda, imoral e arcaica, que só existe no Brasil, onde o trabalhador só tem DIREITO e não tem DEVERES.
Por tudo isso, a América esta na hora de fazer a sua ESCOLHA. Só existem duas opções.
A primeira é se endividar correndo o risco de ficarmos igual ao nosso coirmão (ABC) que tem 75 ações trabalhistas e uma divida impagável. Fazendo assim, ainda corremos o risco de não subirmos para série B. Se conseguirmos subir ficaremos com uma dívida enorme que será muito difícil pagar, mesmo com a subida.
A segunda, é partirmos para realidade e mantermos o clube vivo e não nos tornarmos um Alecrim da Vida, não quero com isso menosprezar o Alecrim, que é o meu segundo time.
Dispensaríamos a grande maioria dos jogadores, antes que seja tarde, e faríamos um time de acordo com que a torcida nos dá. Com isso, correríamos o risco de cair até da série C.
Com certeza a América não iria se acabar se cairmos. Mas com essa atitude, iriamos nos organizar para em três ou quatro anos voltamos, organizados para irmos para o lugar que nos é de direito.
O Santos FC há alguns anos atrás, não tinha dinheiro pra nada. Contratou Leão como treinador e entregou o time Júnior pra ele treinar. Resultado foi campeão e revelou vários jogadores que fazem ou fizeram sucesso no Brasil e no mundo como, Robinho, Diego, Renato, Elano entre outros.
Para concluir, esse é o momento para ESCOLHER o que queremos ser. Um clube quebrado com dividas impagável, ou um clube estruturado. ESCOLHAM!
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

12 comentários:

Anônimo disse...

Queremos um clube com dirigentes que não pensem pequeno, que não aceitem a queda pra série C como algo normal. Queremos esse tipo de dirigente sempre distantes do América.
ADAIL PIRES

Anônimo disse...

Pensamentos como esses é que fazem o América parar no tempo! O comportamento da torcida, hoje, é o mesmo de anos atrás, que aliás, levou o clube pra Série A por duas vezes, conseguindo receitas nunca antes imaginadas por dirigentes de clubes potiguares. Ano passado, quando caímos, tiamos receita até dizer BASTA! Em 2007, quando caímos, os dirigentes, alguns, falavam que "temos que cair pra nos estruturarmos", "o lugar do América é na "série B, ao lado do coirmão" e outras tantas baboseiras que agora culminaram com "podemos ir pra Série D, isso mesmo D de Dado, pra nos estruturamos". Ora pelo amor de Deus, bicho, isso dá nos nervos!!!! Daqui a pouco a Série E, de Ebola, é o lugar do América se estruturar! Quem vai se estruturar, se organizar ou seja lá o que for, em divisão inferior se esse mesmo texto começou com a lamentação de perda de receita devido a uma queda de divisão? Cada uma...... abraços a grande torcida americana, que verá o clube voltar pra Série B esse ano.

Anônimo disse...

Sábias palavras. Por mim cai até para série D. Mas se a diretoria decidir reestruturar o clube e fortalecer as bases tem que fazer com toda transparência e lisura. Sofreremos sabendo que no futuro voltaremos fortalecidos. Agora a torcida tem que fazer sua parte. Quem mora em Natal tem obrigação moral de ir ao estádio e se associar ao clube. É inadmissível um clube do nível do américa ter apenas 2000 sócios torcedores. Desse jeito nunca teremos projeção maior no futebol nacional e ainda corremos o risco de fechar as portas.

Ass. Maxwell Rodrigo.

Anônimo disse...

Amigo ! Essa escolha era para ter sido feita o ano passado. Agora Amigo não tem mais escolha e sim o time Voltar para a B. O que precisamos é de ação !

Chicão disse...

Ainda bem que o América é do tamanho da sua torcida. Pior se fosse do tamanho desse cidadão

Flávio disse...

O que entristece a torcida é a falta de transparência das nossas gestôes, o ano passado tivemos excelentes fontes de renda, e entramos o outro ano de pires na mão, o que foi que ocorreu?

Anônimo disse...

A CULPA É DA TORCIDA ? NO ANO QUE MAIS FATURAMOS POR FALTA DE AMOR AO AMERICA, VEJA O QUE ACONTECEU SERIE C , DOS VINTE CLUB PARTICIPANTE APENA O AMERICA NÃO TEM DINHEIRO O RESTANTE PARECE O BARCELONA DA ESPANHA, OUTRO EXEMPLO O AGUIA COM UMA SEMANA DE TREINO O AMERICA EMPATA COM UM TIME DESTE, DEPOIS CULPA O JUIZ QUE NA MINHA OPINIAO ACERTOU NO LANCE DO MAQUINHO E POR RECLAMAÇÃO ACERTO NA EXPLUSÃO DE PARDAL, VAMOS TER AMOR AO AMERICA.

Anônimo disse...

Deixa de falar besteira, essa historia de " faríamos um time de acordo com o que a torcida nos dar " , a torcida ano passado deu, receita tinha e o que foi que aconteceu ? Rebaixado, foi o que aconteceu, não me venha com essa de que " depende da torcida " não faça um tine que ganhe jogos não pra ver se a torcida vai, ou se aumenta o sócio torcedor, agente é torcedor não é burro não .

Com esse pensamento o senhor nunca terá apoio pra ser presidente desse clube.

André

Anônimo disse...

MEU DEUS DO CÉU, QUE MENTALIDADE, O CARA DIZER QUE É AMERICANO E QUERER QUE O TIME CAIA PRA SÉRIE D.

Leandro LM disse...

Um dos textos mais infelizes que já li aqui. Se estruturar na série D? Pelo amor Deus, quanto extremismo. O América precisa de equilíbrio. Enxugar o plantel, manter apenas aqueles que valem o investimento. Série D pra se reestruturar? Então o Remo, Fortaleza e Santa cruz são exemplos a serem seguidos? Se o senhor acha mesmo isso, que pena.. O América é maior

Humberto Umbelino, Socio Torcedor disse...

@husousa2015: Depois ainda tem a coragem de reclamar por que Ninguém o leva a serio no America!!!! http://t.co/wuH3X2JrXg

Anônimo disse...

Esse é o desejo dele. Ficar calado ´e melhor. O MECÃO não era pra estar na C. Agora tem que exigir da equipe empenho. Acertar mais. Caímos por falta de pontaria de nossos atacantes. Jogar bem e vencer. Estamos na mesma situação do ano passado . Jogando bem e empatando e perdendo, principalmente dentro de casa. Jogador é pago para jogar, não para reclamar. Ser expulso por reclamação merece punição. Quem tem que reclamar, brigar, proteger é a direção. Jogar sério, vencer e voltar para B > É isso que tem que acontecer. Peninha é que procure pensar grande. Por isso que nunca deixaram ele ser Presidente.
Carlos Raimundo
Sócio torcedor

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.