26 de jun. de 2015

MP do Futebol passa por comissão da Câmara, e Bom Senso comemora

Após alguns adiamentos, a Medida Provisória do Futebol avançou no Congresso.
O texto, que prevê o refinanciamento das dívidas dos clubes mediante contrapartidas, foi aprovado nesta quinta-feira (25) em comissão na Câmara e agora depende da anuência do plenário da Casa e do Senado para virar lei.
A MP precisa ser votada e aprovada até o dia 17 de julho, senão perde validade.
O texto passou na comissão após manobra dos deputados que defendem a MP. Depois de quatro adiamentos por falta de quórum, a sessão aconteceu de manhã, quando boa parte dos parlamentares ligados à CBF e aos clubes não estava na Câmara.
"Conseguimos aprovar. Agora vamos ver como será no plenário", disse o relator, Otávio Leite (PSDB-RJ).
A aprovação foi comemorada pelo Bom Senso, movimento formado por jogadores. E criticada por CBF e pela grande maioria dos clubes.
"O relatório, da forma como está, é grande conquista, talvez a maior. Agora temos que lutar para mantê-lo. Que seja aprovado definitivamente", disse o advogado do Bom Senso, Fernando Baptista.
O texto que vai a plenário não inclui nenhum ponto proposto por CBF e clubes. "A MP é uma tragédia do começo ao fim. Os clubes não vão aderir, e ela vai ficar inócua", diz Lásaro da Cunha, diretor jurídico do Atlético-MG e um dos principais críticos da MP.
Caso vire lei, os clubes poderão aderir ou não ao refinanciamento. Estima-se que a dívida das agremiações esteja em torno de R$ 4 bilhões.
Apesar dessa derrota, a bancada da bola ainda ganhou um aliado de última hora. Próximo de Eurico Miranda (o presidente do Vasco é contrário à MP), o senador Romário (PSB-RJ) anunciou que vai votar contra a MP.
"Meu voto seria sim, mas não posso concordar com um texto que prevê sanções aos clubes que não honrarem o pagamento, mas não tem sanção à entidade maior que deverá aplicar as medidas, que é a CBF", postou em redes sociais.

REAÇÃO
Deputados da bancada da bola pediram ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que cancele a votação. Também reclamaram ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teve uma conversa dura com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
Caso a votação seja mantida, eles tentarão mudar o texto no plenário da Câmara. Alguns pontos questionados são o da limitação de 70% do uso da receita bruta para salários do departamento profissional e a necessidade de auditagens regulares.
Caso tenha insucesso, a bancada ameaça barrar a votação da MP até ela expirar e perder a sua validade.

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.