21 de ago. de 2015

Somente um líder da 1ª fase conseguiu o acesso



* clubes que conseguiram o acesso para a Série B

A partir de 2012, a CBF mudou o regulamento da Série C e criou um sistema de disputa com dois grupos de10 clubes, passando para as quartas de final os quatro melhores colocados de cada grupo. Levantamento feito pelo blog mostra que o clube com menor aproveitamento que conseguiu mudar de fase foi o Paysandu, justamente em 2012. O time paraense, que naquele ano conseguiu o acesso, somou apenas 24 pontos em 18 jogos e teve um aproveitamento de 44%. 
Por outro lado, o Fortaleza é a equipe que conseguiu o maior aproveitamento na primeira fase e não conquistou o acesso. Esse fato aconteceu também em 2012. O tricolor alcançou a incrível marca de 72% de aproveitamento (39 pontos) e acabou "morrendo na praia".
O Fortaleza também carrega outro número que merece observação. Em 2013, o Leão do Pici ficou fora da segunda fase com 32 pontos e 53% de aproveitamento. É a maior pontuação de um 5º lugar desde 2012. Nesse ano a briga foi tão acirrada no grupo A que apenas com 55% foi possível entra nas quartas de final. Isso aconteceu com o Sampaio Corrêa, que somou 33 pontos. 
Em 2014, os clubes que terminaram a primeira fase em 4º lugar, tanto no grupo A como no B, conseguiram aproveitamento de 48%. Em 18 jogos, eles conseguiram somar 26 pontos. 
Um dado interessante é que somente um primeiro lugar da fase inaugural conseguiu o acesso para a Série B. Isso ocorreu em 2013 com o Santa Cruz, que teve 56% de aproveitamento e 34 pontos. Os outros primeiros colocados acabaram sendo eliminados nas quartas de final: Fortaleza e Macaé (2012), Macaé (2013), Fortaleza e Tupi (2014).
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.