23 de set. de 2015

Lançamento e sorteio de grupos da Copa do Nordeste 2016

O Lançamento da Copa do Nordeste 2016 e o Sorteio de Grupos para a primeira fase da competição serão realizados nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, em Natal. Pelo segundo ano seguido, os nove estados do Nordeste terão equipes participantes. Maranhão e Piauí, cada um com dois times representantes, integram a competição em 2015 que passou a ter vinte clubes. Outros cinco estados – Alagoas, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Fortaleza – também têm dois representantes. Bahia e Pernambuco, são representados por três clubes.

O evento terá a presença do artilheiro da última edição, o atacante Max, do América, que receberá um prêmio especial e irá apresentar a bola da competição de 2016. Pela terceira vez, a Penalty desenvolveu uma bola especialmente para a competição, produzida na região, que levará o nome tradicional Asa Branca III. A cobiçada Taça da Copa do Nordeste também terá lugar de destaque. Ela irá percorrer todas as cidades com clubes representados, nas semanas que antecedem os jogos da primeira rodada. Entre os dirigentes, estarão também o Presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, o Vice-Presidente da CBF para o Nordeste, Gustavo Feijó, o Presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela e José Vanildo, Presidente da Federação Norte Rio Grandense, o anfitrião da noite. Além deles, estarão presentes também os Presidentes das Federações e dos Clubes do Nordeste.
Tradicionalmente, uma cidade com clubes participantes da competição é escolhida para a festa inicial da principal competição do primeiro semestre do futebol brasileiro. Nas edições anteriores, Fortaleza, Salvador e Recife receberam o evento que reúne as principais autoridades do futebol nordestino e brasileiro, patrocinadores, apoiadores, políticos, personalidades e jornalistas.

Sorteio
Os nomes dos vinte times que irão disputar a Copa do Nordeste em 2016, estarão divididos em quatro potes, de acordo com o ranking da CBF. No Pote 1, as cinco equipes melhores classificadas, serão os cabeças-de-chave: Bahia-BA, Ceará-CE, Sport-PE, ABC-RN e América-RN. No Pote 2, estarão Santa Cruz-PE, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA, CRB-AL e Salgueiro-PE. No Pote 3, ficam Botafogo-PB, Campinense-PB, Vitória da Conquista-BA, Confiança-SE e Coruripe-AL. Já Flamengo-PI, River-PI, Juazeirense-BA, Imperatriz-MA e  Estanciano-SE, estarão no Pote 4.
A ordem do Sorteio segue a tradição de manter a emoção até o fim. Os primeiros clubes a serem sorteados, são os do Pote 4, guardando a expectativa dos confrontos dos cabeças-de-chave para o último momento. Com os adversários da primeira fase definidos a expectativa é para o dia 14 de fevereiro, data marcada para a bola começar a rolar, pela Copa do Nordeste.

Sucesso em 2015
A Copa do Nordeste será realizada pelo quarto ano seguido, um recorde, já que em outros períodos, a competição acabou interrompida antes. Desde 2013, o sucesso da Copa do Nordeste tem chamado a atenção dos amantes do futebol e reconhecida inclusive por clubes de outras regiões que manifestaram interesse em participar e pela imprensa esportiva nacional, que dedica espaço relevante na cobertura.
Pelo terceiro ano seguido, a Copa do Nordeste foi a competição com a maior média de público do primeiro semestre. Em 2015, foram 7.830 pagantes por partida, incluindo a primeira fase em que, normalmente, há menos público. A segunda maior média, do Campeonato Paulista, ficou em 7.598.
Mas, na fase de mata mata, a Copa do Nordeste surpreendeu até as próprias estatísticas. Em 2015, foram 21.990 pessoas, em média. Para critério de comparação, a mesma fase, no ano passado, teve média de 15.123 pagantes. É mais do que o Campeonato Brasileiro em todas as edições, desde 1983. As finais, entre Ceará e Bahia foram ainda mais especiais: reuniram mais de cem mil torcedores, juntando a lotação dos dois estádios, um fato que não acontecia desde 2009, quando Botafogo e Flamengo decidiram o Estadual do Rio de Janeiro.
As bilheterias, associadas à premiação meritocrática da competição (conforme vão passando de fase, os clubes ganham mais), renderam um ganho acima de R$ 5,5 milhões para o campeão, o Ceará.

Na TV
A Copa do Nordeste também é um sucesso na transmissão pela TV.  O Esporte Interativo, único canal que transmite a competição para todo o Brasil (a TV Globo transmite um jogo por rodada para o Nordeste) contabilizou audiências (dados a partir de projeções do Ibope parabólicas) impressionantes. Em 2015, a competição alcançou mais de 20 milhões de pessoas, somente com a programação do canal sobre Copa do Nordeste.

Serviço
Lançamento e Sorteio de Grupos da Copa do Nordeste 2016
Local: Sehrs  Natal Grand Hotel
Horário: 18h30

Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.