6 de out. de 2015

Estudo indica que mais de um terço dos jogadores sofrem de depressão e ansiedade

Depressão e problemas de ansiedade afetam mais de um terço dos atuais jogadores de futebol profissionais, de acordo com um estudo publicado pelo sindicato dos atletas, FIFPro, nesta terça-feira.
A pesquisa, liderada pelo chefe do departamento médico da FIFPro, Dr. Vincent Gouttebarge, indicou que 38% entre 607 jogadores em atividade e 35% entre 219 ex-jogadores reportaram sintomas de depressão e ansiedade nas quatro semanas antes de serem interrogados.
O estudo também mostrou uma evidência de correlação entre lesões sérias e depressão, com os jogadores que tiveram três ou mais contusões graves sendo entre duas e quatro vezes mais propensos a sofrer problemas de saúde mental.
"Esperamos que este estudo aumente o alerta e o compromisso de todas as partes interessadas no futebol a colocar medidas de apoio em prática, então estes que sofrem de problemas mentais irão saber que não estão sozinhos", disse o Dr Gouttebarge em um comunicado.
Um anterior e menor estudo feito pela FIFPro no ano passado mostrara que 26% dos jogadores tinham reportado problemas mentais, e o número aumentava para 39% quanto a atletas aposentados.
O novo estudo contou com dados fornecidos na Bélgica, Chile, Finlândia, França, Japão, Noruega, Paraguai, Peru, Espanha, Suécia e Suíça.
Dos atuais jogadores entrevistados, 55% passou a maior parte da carreira atuando no mais alto nível, crescendo para 64% quando a pesquisa foi sobre os ex-atletas. Além disso, 23% dos jogadores em atividades e 28% dos sposentados relataram problemas no sono. Já o abuso de álcool envolveu 9% dos jogadores e 25% dos ex-jogadores.
Embora não tenha passado pela revisão por pares, o estudo sugere que os jogadores profissionais podem estar mais propensos à depressão e ansiedade do que as demais pessoas em geral. Para efeito comparativo, um estudo de 2011 do jornal medico BMJ conduzido em 18 países de baixa e alta renda mostrou que 12% da população passou pela experiência de um sério surto de depressão no ano anterior.
 
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.