7 de out. de 2015

Mais de 30% dos jogadores que disputaram o Paulista estão sem clube

O desemprego é uma realidade para quase um terço dos jogadores que atuaram nas três principais divisões do Campeonato Paulista em 2015. Cinco meses após o encerramento do Estadual, 31% dos atletas inscritos no torneio não têm clube para atuar, mostra levantamento da Folha.
A pesquisa foi feita com base no registro dos clubes na FPF (Federação Paulista de Futebol), bancos de dados on-line e com checagem com jogadores. Dos 1.704 jogadores inscritos no Paulista, 523 não estão atuando de forma profissional.
A taxa de jogadores sem clube do Estado de São Paulo supera a taxa registrada no país no último trimestre (abril, maio e junho), que foi de 8,6%.
Os números de desemprego comprovam que a situação é crítica. São Paulo ainda tem a Copa Paulista para amenizar o problema, mas no restante do Brasil o desemprego é maior", diz o ex-lateral Ruy Cabeção, 37, um dos líderes do Bom Senso FC, movimento de atletas criado há dois anos para reivindicar melhorias no futebol.
"Achar que a crise no futebol é conjuntural é um erro. Ela é estrutural. Nos últimos 30 anos, houve fragilização dos clubes pequenos pela forma como são divididas as receitas. O calendário não trouxe avanços, muitas equipes ficam inativas em boa parte do ano e não há incentivo para revelar jogadores", avalia o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ex-presidente do Palmeiras e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo de José Sarney.
O discurso de Belluzzo é compartilhado por jogadores e pelo Bom Senso FC. Segundo eles, a solução deve iniciar com a reforma no calendário. Cada um propõe um calendário que deixe as equipes grandes, médias e pequenas ocupadas durante todo o ano. Para eles, isso amenizaria o desemprego. Apontam ainda que a responsabilidade de mudar o cenário atual cabe à CBF e à FPF.
"O desemprego no futebol é fruto da má organização. Os clubes e investidores não fazem contrato de um ano porque não sabem o que vão jogar no segundo semestre. Se um time pequeno não se classifica para a Série D do Brasileiro [a última divisão nacional], fica sem calendário para jogar e por isso faz contratos curtos [o mínimo exigido por lei é três meses]. Com isso, o jogador tem de tirar dinheiro do próprio bolso para bancar os compromissos assumidos", diz o goleiro Roberto, 36, ex-Vasco e ex-Ponte Preta, e membro do Bom Senso.
O arqueiro está desempregado desde abril. Defendeu o XV de Piracicaba no Campeonato Paulista, e está parado desde maio. Mantém a forma por conta própria, pagando academia e um preparador físico.
"Graças a Deus tenho condições de ficar parado, mas tenho amigos que estão desempregados e não têm como se sustentar. Não dá para chamar de jogador de futebol quem atua quatro meses e fica parado oito", diz Roberto.
"Estamos fiscalizando a questão do desemprego, mas têm clubes que não possuem a mínima estrutura. É o subemprego, não queremos que jogador jogue de graça nem pague para jogar. Tem que ter boas condições. Senão a qualidade cai e o produto fica ruim", diz Rinaldo José Martorelli, presidente do sindicato e da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol.
A FPF (Federação Paulista de Futebol) afirmou que analisa medidas para tornar a Copa Paulista, competição que é realizado no Estado no segundo semestre, mais atrativa e, assim, mais clubes ficariam em atividade.
"A FPF pediu e negocia com a CBF para que o campeão da Copa Paulista garanta vaga na Série D do Brasileiro. A nova gestão da FPF também analisa outras medidas para incrementar a Copa Paulista a partir de 2016, tornando a competição mais atrativa", diz a entidade.

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

1 comentários:

Anônimo disse...

Está na hora de jogador de futebol ter um salário condizente com a realidade brasileira atual, jogador de serie C e B, ganhando 20 - 30 mil reais na média não dá mais. muito desses "desempregados" querem pelo menos esse valor para se empregarem. Não dá mais a farra acabou, contrato curtos com salários astronômicos e e que vivem de rescisão com alguns desses desempregados. Tem que mudar a postura dos 5 a 10 mil para um zagueiro da serie C, é ótimo salário...quantos trabalhadores no Brasil ganham isso?

Talles Fer.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.