22 de abr. de 2016

Para garantir grandes, Nordestão estuda 'canetada' em vagas e conversa com CBF

Em sua volta de mais uma licença, Marco Polo Del Nero encontrou sob a sua mesa na CBF uma proposta para mudança na Copa do Nordeste a partir de 2017. Ainda sob análise, o novo modelo diminuiria o número de participantes de 20 para 16 clubes, traria como novidade a criação de uma Série B e resguardaria diretamente a vaga dos times mais tradicionais no campeonato.
Na última temporada, Náutico e Vitória ficaram de fora por não conseguirem se classificar através de seus estaduais.
O atual campeão Ceará enfrenta hoje o mesmo drama e seria ausência no ano que vem.
Ele pode garantir o seu lugar, no entanto, através da 'canetada' em discussão com a CBF e com o Esporte Interativo, dono dos direitos de transmissão.
No projeto encaminhado pelo chamado Clube dos 7 (Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará e Fortaleza), a Série A do Nordestão teria os seus participantes definidos a partir do ranking da CBF e privilegiaria os grandes da região - os sete primeiros na lista (além do Ceará, Bahia, Sport, Vitória, Náutico, ABC e América-RN) teriam vaga direta. Os nove demais viriam através dos estaduais em sua primeira temporada.
A princípio, o discurso é de redução do poder das federações.
Se aprovado, de acordo com o novo formato, os estaduais passariam a dar acesso somente à Série B do campeonato a partir do segundo ano em vigência do modelo.
Seria formada uma 'elite' que atualmente não existe.
Entre os argumentos para a aprovação da proposta, estão ainda a maior audiência e valorização da Copa do Nordeste. Ela distribui hoje praticamente R$ 15 milhões entre seus participantes, um aumento de 33% em relação a 2015. Os dois representantes de Maranhão e os dois de Piauí ficam de fora do rateio na fase de grupos. 
Uma reunião na próxima semana, no Rio de Janeiro, promete encaminhar o assunto.
 
Do: Marcus Alves, do ESPN.com.br
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.