16 de out. de 2017

Com mudanças, Estadual começará no dia 13 de janeiro

O Campeonato Potiguar de 2018 terá mudanças. Diferentemente da edição deste ano, as finais dos turnos da próxima temporada acontecerão em jogo único ao invés de dois. Além disso, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol abriu mão dos mandos de campo na Arena das Dunas e o jogo único será na casa do time melhor classificado na Copa Cidade do Natal e na Copa Rio Grande do Norte. A competição vai começar no dia 13 de janeiro. As alterações foram debatidas no Conselho Técnico do estadual, na tarde desta segunda-feira, na sede da FNF.
A federação se viu obrigada a promover as mudanças em razão da redução de datas no calendário de 2018, principalmente por conta da Copa do Mundo da Rússia. Neste novo modelo, a competição acontecerá em no máximo 18 datas, duas a menos que no ano passado - a recomendação da CBF é de que os campeonatos estaduais tenham, no máximo, 13 datas.
A organização também foi pensada para que o Campeonato Potiguar termine antes dos Brasileiros da Série C e D, que começam nos dias 15 e 22 de abril, respectivamente. Assim, o estadual terminaria no dia 11 de abril. Durante o discurso dos dirigentes, em nenhum momento foi considerada a tabela da Série B, que atualmente é disputada pelo Abc - o rebaixamento do Alvinegro é quase certo.
- É um ano atípico. Um ano de Copa do Mundo, um ano onde além da redução das datas, nós temos as nossas equipes participando de todas as fases da Série C, Copa do Brasil, Série D, Copa do Nordeste. Em razão desses fatores, nós trouxemos os clubes para debater essa proposta inicial. Tem uma outra de ser pontos corridos e a garantia de jogos ida e volta só no final. Mas vamos pensar com cautela, publicar a tabela básica, publicar o regulamente básico e, na quinta-feira, nós estaremos aqui dando sequência a essa discussão - explica José Vanildo, presidente da FNF.
Apesar da proposta da federação, os dirigentes do América sugeriram que as Copas Cidade do Natal e Rio Grande do Norte fossem disputadas por pontos corridos - sem finais. A ideia é para a competição acabar mais cedo e o clube ter mais tempo de preparação para a Série D, principal objetivo do ano. Caso chegue à final do estadual, o Alvirrubro teria 11 dias para a estreia no Brasileirão.
- Para o América seria a melhor forma de se disputar, até pela possibilidade de terminar muito em cima do Campeonato Brasileiro. A nossa margem de manobra de contratações ou de rescisões, caso algo venha a acontecer, é muito pequena, devido à exiguidade de tempo. Diminuindo as datas de finais de primeiro e segundo turno, nós ganharíamos com isso quase 15 dias, além de premiar a melhor campanha - explicou o diretor de futebol do América-RN, Leonardo Bezerra.

Rebaixamento
Além das datas, a FNF mudou aspectos do rebaixamento. O padrão segue o mesmo: apenas uma equipe, entre as oito, será rebaixada. A novidade é que o time que cair poderá disputar a segunda divisão do estadual na mesma temporada. Assim, se vencer a competição, jogaria a elite do Campeonato Potiguar normalmente no ano seguinte.
- Nós compreendemos que esse modelo, esse melhor ajuste, é uma forma de não penalizar quem já teve um resultado não positivo e com possibilidade de ressurgir, de se reabilitar - destacou José Vanildo.

Atletas sub-23
A FNF aumentou de cinco para seis a exigência para jogadores até 23 anos nas relações das equipes por partida. Ou seja, cada time precisa de pelo menos seis atletas nascidos a partir de 1995 entre os relacionados para o jogo, não necessariamente em campo.
- Aumentamos para seis atletas, o que favorece a renovação dos clubes. A crise econômica que todos atravessam vai possibilitar o aproveitamento da base, evitando a vinda de jogadores repetidos, às vezes em final de carreira, o que não acresce muito - acredita o presidente da FNF.

O Campeonato Potiguar de 2018 tem como clubes confirmados: Abc, América, Globo, Santa Cruz de Natal, Assu, Potiguar de Mossoró e Baraúnas. A outra vaga será da equipe que subir da segunda divisão deste ano.

Na próxima quinta-feira, os representantes dos clubes se reunirão novamente na sede social da FNF para definir os últimos detalhes da competição e a tabela básica deverá ser publicada.

Do Globoesporte.com
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.