16 de jul. de 2020

O VALOR DAS CONQUISTAS

Ao final de um melancólico campeonato carioca, também chamado de “Covidão” em face da insensibilidade de dirigentes ao retomá-lo em meio à pandemia, decidi enaltecer e enumerar alguns motivos porque nosso futebol potiguar é muito mais importante e emocionante do que esse campeonato de terras distantes tão cultuado na terra de Câmara Cascudo. 

E o faço sob a ótica do torcedor Xaria que sou, do alto da Babilônica sede da Rodrigues Alves. 

Sob esse aspecto, enumero algumas das inúmeras razões pelas quais o torcedor do América/RN viveu muito mais alegrias nos seus 105 anos de existência do que o time potiguarioca preferido nestas paragens: o Flamengo. A lista ficou assim:

1. O América é campeão do Nordeste, ganhou do Vitória de Petkovic em 1998. O Flamengo nunca foi, provavelmente nunca será;
2. O América é o rei do acesso, um dos times do Brasil que mais subiu de divisão, inclusive tendo saído da série C pra A. O torcedor do Flamengo nunca teve essa alegria;
3. O América é um dos clubes com o maior número de participações na Série B do campeonato brasileiro, o Flamengo não sabe o que é isso, futebol raiz é da série B pra baixo;
4. O Flamengo dos campeões Mundiais de futebol (Romario e Ricardo Rocha) perdeu pra o América no campeonato brasileiro da série A de 1998 e foi eliminado em pleno Machadão pelo América/RN.
5. O América eliminou o Fluminense da Copa do Brasil com um humilhante 5x2 em pleno Maracanã. Não há registro do Flamengo ter alcançado tal feito.

Portanto, meu caro poriguarioca, quando for dizer que torce por um time de fora ao invés do time de seu Estado em razão das conquistas do time estrangeiro, procure entender que Futebol é paixão e paixão não se explica. 

E quem não entende o valor dessas imensas conquistas e feitos do América/RN acima listados, sempre vai querer ser o presidente dos EUA, sem nunca nem ter sido líder de sala na escola. Valorize o que é seu, valorize o que é próximo. De onde partimos, define onde queremos chegar.

Eu sou América e tenho orgulho de ser, porque o América, em tudo é melhor. Assim diz nosso hino, assim será e há de ser.

Paulo Luciano Maia Marques
Torcedor do América/RN
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.