22 de jan. de 2024

Saiba mais: lesão do ligamento cruzado anterior



O que é?

Um dos quatro ligamentos que integram a articulação do joelho, o ligamento cruzado anterior está localizado na parte central do joelho e a importante função de restringir a instabilidade e a rotação interna da tíbia no sentido anterior. Isto é, no sentido contrário ao natural do movimento. A estabilidade do joelho depende de uma complexa relação entre a geometria óssea, as estruturas ligamentares e os músculos.

A lesão

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das mais comuns do joelho, principalmente durante atividades físicas. A lesão acomete principalmente indivíduos jovens e ativos e caracteriza-se especialmente pela instabilidade articular.

A ruptura desse importante ligamento tem sido comum nos esportes de alto desempenho. Ao fazer mudanças de direção ou desaceleração rápida com o pé fixo no solo, o paciente pode promover um estresse em valgo e rotação interna ou externa e lesionar o ligamento sem trauma direto.

Essa ação leva à falha dos suportes mecânicos que estabilizam o ligamento, tornando o joelho instável e sem controle.

Sintomas

O paciente apresenta episódios frequentes de instabilidade. Os principais relatos falam sobre a possibilidade de ouvir um estalido seguido de dor no joelho ao tentar deslocamento.

Outros sintomas típicos incluem:

Dor e inchaço

Amplitude de movimento reduzida

Sensibilidade ao longo da linha da articulação

Desconforto ao caminhar

Diagnóstico

O seu diagnóstico baseia-se no exame clínico do joelho feito por um especialista em Ortopedia e Traumatologia. A extensão e gravidade da lesão se confirma a partir de exames complementares de imagem como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Tratamento cirúrgico

Um consenso entre os estudos clínicos atesta que o referido ligamento não cicatriza naturalmente e adequadamente após a lesão. Sendo assim, a reconstrução cirúrgica é hoje o tratamento padrão para atletas e pacientes em geral.

Os tipos de enxerto mais utilizados foram os tendões flexores (grácil e semitendíneo), utilizados por 82,3% dos indivíduos da amostra, e o terço central do tendão patelar ipsilateral à lesão (53,5%).

Atualmente, diferentes fontes de enxerto mostraram-se eficazes na reconstrução do LCA. A escolha pelo enxerto ideal é individualizada e depende do perfil do paciente e da própria extensão da lesão. Enxertos derivados do tendão quadricipital e dos flexores vêm se destacando como opção ao enxerto patelar. Muito embora, em razão do caráter individual do tratamento, não existe claramente uma preferência pela escolha do enxerto ideal.

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.