8 de abr. de 2023

Opinião sobre a SAF: Professor Rodrigo Cunha Lima*

1) Qual a sua opinião sobre a implantação de uma SAF no América de Natal?

Rodrigo Cunha Lima: Se tudo estiver em ordem será extremamente positivo para o América. Haverá alguma dificuldade de adaptação e de compreensão do modelo no início, mas acredito que o América terá um crescimento sustentável ao longo dos anos. O importante é que estamos largando na frente desse processo de reestruturação do futebol brasileiro, mas com alguns exemplos já existentes.

2) Quais as principais vantagens e desvantagens que você enxerga nesse modelo de gestão para o clube?

RCL: Vejo muitas vantagens. As principais são a gestão profissional e o aumento da capacidade investimento na estrutura, na base e na equipe, sem comprometimento do patrimônio do clube.

3) Você acredita que a SAF pode contribuir para uma gestão mais profissional e transparente no futebol?

RCL: Não tenho nenhuma dúvida. Obviamente isso depende também das pessoas que administram, como acontece com toda empresa. No passado o futebol se sustentava pelo amor de algumas extraordinárias figuras. Hoje o futebol exige muito mais recursos e uma dedicação integral de gente especializada. Não é à toa que muitos dos nossos Presidentes, apesar do grande amor que possuem pelo América, renunciaram.

4) Qual seria a sua principal recomendação para a diretoria do América de Natal no caso de aprovação da SAF?

RCL: É preciso entender melhor a respeito da solidez e da confiabilidade da empresa, da sua experiência com o futebol e do modelo de gestão.

5) Pela sua experiência, o Conselho Deliberativo aprovará a SAF?

RCL: Penso que sim, mas gostaria que o tempo de apreciação fosse um pouco maior.


* torcedor do América, professor de Processo Civil da Universidade Meckenzie e da FMU, Coordenador de Pós-Graduação da Faculdade CERS, advogado e parecerista.  


Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.