31 de jan. de 2009

Brasileiros esquecem a Libertadores quando o assunto é Brasileirão


O Brasil é mais importante que a América. Este foi o resultado de uma pesquisa da TNS Sport que revelou quais são as competições preferidas pelos torcedores brasileiros. Com 56,67% das indicações, o Brasileirão desbancou a Copa do Brasil e a Copa Santander Libertadores da América, torneios que foram citados por 13,77% e 13,70% dos fãs de futebol, respectivamente. A Libertadores é o campeonato mais importante da América do Sul, pois classifica o campeão para o Mundial de Clubes da Fifa.

No Estado de São Paulo, a pesquisa constatou que apenas um a cada 14 torcedores tem o Campeonato Paulista como sua competição predileta. Os paulistas também preferem o Campeonato Brasileiro (60,85%), seguido da Taça Libertadores (16,17%), Copa do Brasil (11,76%) e Paulistão (6,94%).

O Campeonato Pernambucano é a disputa estadual com maior apelo entre os torcedores de sua região (16,8%). O Cearense (11,5%) e o Baiano (10%) vêm na seqüência. Já entre os de menor predileção entre o público local estão o Paranaense (6,72%) e o Gaúcho (6,86%).

Na conclusão do estudo da TNS Sport do Brasil, entre os 14 estados pesquisados, somente Pernambuco e Bahia não têm o campeonato regional como o último na escolha dos torcedores de futebol. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná são exemplos em que o regional ocupa a última colocação na relação dos escolhidos.

"Os campeonatos locais só não são os últimos na preferência em Estados cujos clubes não disputam a Libertadores há muito tempo. Nestas regiões, os torcedores preferem a competição local à sul-americana. A tendência é que no estado de Pernambuco o campeonato da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) suba no número de indicações com a participação do Sport na Taça Libertadores deste ano", afirma César Gualdani, sócio-diretor da TNS Sport do Brasil.

Entre os grandes clubes de São Paulo, o Corinthians é aquele cujo torcedor mais aprova os torneios estaduais (7,77%). Santos (6,74%), São Paulo (5,74%) e Palmeiras (5,38%) completam a relação. Já no ranking nacional, a lista é encabeçada por Fluminense (10,34%), Internacional (9,54%) e Atlético Mineiro (8,09).

Fonte: TNS Sport
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

2 comentários:

Anônimo disse...

Brasileirao eh mto bom... Estadual eh uma porcaria... soh quem curte eh os abcdistas...

Anônimo disse...

Essa pesquisa só pode ter sido "encomendada"!Como é que um Campeonato Brasileiro,Que Credencia os Clubes á disputarem a Copa Libertadores,pode ser mais importante do Que ela própria????????? Só um cabeça de Anta prá engolir uma história dessas!!!!!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.