24 de ago. de 2009

Carta de Augusto Varella

Atendendo pedido de Augusto Varella, publico abaixo carta de sua autoria sobre os últimos acontecimentos envolvendo a equipe do América no estádio Machadão.

AUTORIDADES COMPETENTES, O QUE O AMERICA FEZ DE MAL A VOCÊS”?

Assim como eu quero deixar bem claro que não estou querendo justificar a derrota do América para o Ceará, quero aqui mostrar toda a minha revolta com a SEJEL e com a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Para aquelas pessoas mais esquecidas, lembro que contra fatos não existem argumentos. Nos últimos dez anos, os nove maiores públicos registrados no Machadão, foram em jogos do America assim, a SEJEL tem no América, uma grande fonte de renda. O Sr. Secretário da SEJEL tem todo o direito de torcer para qualquer clube, inclusive clubes de outro Estado como o fez no jogo entre América e Vasco, realizado no Machadão com quase 28 mil pessoas assistindo. O que o Sr. Secretário não pode e não deve, e negar o Estádio para o América, o Abc e o Alecrim treinarem. O que foi feito com o América nos últimos dias foi simplesmente ridículo, principalmente quando registramos o América treinando e um funcionário da SEJEL no meio do treino, pintando o gramado e se negando a se retirar do campo de jogo.
Senhora Prefeita Micarla de Souza, não precisamos nem dizer que a sua eleição foi construída também por grande parte da TORCIDA DO AMERICA e que a instituição AMERICA FUTEBOL CLUBE, exige IMPARCIALIDADE de todos os seus Secretários.
Por fim, quero deixar registrada a minha indignação com a POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
Todos, absolutamente todos que freqüentam o estádio Machadão, sabem que sempre, toda e qualquer torcida visitante fica localizada à esquerda das cabines de rádio, onde tradicionalmente se localiza a torcida do Alecrim Futebol Clube, foi assim por exemplo com a grande torcida do Vasco da Gama que jogou em Natal com o apoio inclusive do torcedor ilustre desta agremiação, o Sr. Secretário da SEJEL, Tertuliano Pinheiro. Por falar em Vasco da Gama, a atitude da Polícia Militar neste jogo foi exemplar, deixando o torcedor vascaíno no lugar certo e devidamente protegido e afastado do torcedor americano, como não poderia deixar de ser.
Eu e toda torcida do América estamos revoltados, não com o resultado do jogo, quero deixar isso bem claro, mas revoltados com a atitude errônea da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte e deixar os torcedores cearenses no nosso espaço, no espaço reservado a torcida do América. Como não aceito esse tipo de erro e como cidadão, liguei para o Sr. Comandante da Polícia Militar que me deu a seguinte explicação :
“Augusto, essa é uma atitude de segurança, se a torcida do América encher o espaço reservado a ela, agente puxa a corda.” Sr. Comandante do Policiamento da Capital, o Sr. Sabe do respeito que eu tenho pelo Sr. E pela Instituição, mas até uma criança sabe que para se ter segurança, não se junta uma torcida à outra e sim, se separa uma torcida da outra. Qual o motivo de não fazer com a torcida do Ceará, o que foi feito com todas, absolutamente todas as torcidas de todos, todos os times que vieram jogar em natal, ou seja, dar proteção, isolando estes torcedores no espaço que sempre foi reservado para os visitantes.
Sou um simples torcedor, mas um torcedor fiel, que acompanha o meu America sempre que posso, em qualquer lugar que o meu time joga e uma coisa eu quero deixar registrado; no Rei Pelé, no Castelão, nos Aflitos, na Ilha do Retiro, no Arruda, no Amigão ou em qualquer outro lugar, sempre ficamos isolados, na parte inferior dos estádios e mal acomodados. Claro que não queremos que um erro seja justificado com outro erro, queremos apenas o nosso direito, o direito ao nosso espaço, o direito de não termos que ouvir coisas como “AQUÍ NESTA PO- - A QUEM MANDA É A TORCIDA DO CEARÁ”, e outras piadas que não vale a pena registrar.
Sei que esse registro de revolta deveria partir da direção do América, mas como torcedor apaixonado, resolvi expressar a todos a minha revolta, a minha indignação e acima de tudo o meu direito de cidadão e torcedor apaixonado do meu clube, do AMERICA FUTEBOL CLUBE.

- AUGUSTO VARELLA -
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

13 comentários:

Geninho disse...

Vc falou tudo,Augusto.E fico triste em saber que temos a diretoria mais conivente e babaca do Brasil.

Anônimo disse...

Historicamente, o Povo do RN é HOSPITALEIRO. Na segunda guerra mundial recebemos os norte-americanos como DEUSES. Eles se sentiram em casa, apesar de estarem a milhares de km dos EUA. As pessoas que comandam a PM e a SEJEC fazem parte dessa geração. O problema é que eles estão confundindo hospitalidade e segurança com SUBSERVIÊNCIA. "Quem muito se abaixa o fundo das calças aparece". O mesmo tratamento não recebemos FORA DE NATAL. Dividir o estádio ao meio é um ABSURDO, só compreensível nas cabeças DOENTES e MALDOSAS dessas pessoas.

Anônimo disse...

Esta carta de Augusto tem que ser levada a toda a imprensa do RN.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa Augusto. Foi um tarde para ser esquecida. Tudo deu errado em todos os sentidos. 1º a divisão do estádio, nem o FLAMENGO maior torcida do Brasil teve esse privilégio. 2º a falta de vontade de alguns jogadores americanos (Lúcio, Tony e F.Neves)entre outros. 3º o acesso ao estádio na entrada e na saída é um verdadeiro caos. 4º A ignorância e o despreparo dos PMs. E por fim, um erro muito grave! Ao sair do estádio com minha namorada e ir em direção a AV R Galvão me deparei com mais 30 torcedores do Ceará, ficando com medo de ser agredido. Por que não liberaram eles após a torcida do América ter ido embora. Não tava sendo feito dessa forma, por que mudaram nesse jogo. Enfim, é melhor esquecer tudo isso.
VAMOS ACORDAR DIRETORIA!!!

Anônimo disse...

PARABENS AUGUSTO, VOCE EXPRESSOU TODA A NOSSA REVOLTA, TODA A NOSSA INDIGNAÇÃO E DIGO MAIS: FIQUEMOS ATENTOS, "ELES" VÃO SER REBAIXADOS E VÃO FAZER DE TUDO PARA O AMERICA IR COM ELES, AGUARDEM OS PROXIMOS ACONTECIMENTOS.

Edilma disse...

olha augusto não te conheço, mais como toecedora do america te admiro, e fico triste ao ver tua luta solitaria,vi tua indignação la no machadão teu despero procurando autoridades, os microfones das radios enfim teu empenho em fazer valer o mando de campo do america, mais amigo se assim me permites te chama, que abandono é esse com esses cidadões americanos com o proprio time tivi vergonha de ser potiguar, aquela miniscula torcida teve tratamento vip enquanto os americanos pauladas, amigo augusto estamaos só. eu triste e envergonhada. PARABENS A VC E A SUA LUTA. A TORCIDA ESPERA UMA POSIÇÃO DA DIRETORIA DO CLUBE DAS AUTRIDADES SE É QUE VAI HAVER. QUANTO AO SECRETARIO UM DESPOTA UM DESPREPARADO UM HOMEM PACIONAL, A CARA DO GOVERNO MUNICIPAL PRETO E BRANCO.

Anônimo disse...

Apóio, incondicionalmente, essa atitude do Augusto e espero que este manifesto chegue ao famigerado secretário, que pelo geito não tem nenhum interesse em apoiar a juventude, o esporte e o lazer na nossa cidade. Gostaria de salientar que quase a totalidade da torcida do MECÃO é formada de pessoas dignas e, por isso, deve ser respeitada por todas as autoridades presentes no espetáculo(PM, Prefetura etc).

Anônimo disse...

PERFEITA AS PALAVRAS DO NOSSO AUGUSTO VARELA, ELE DISSE TUDO QUE A TORCIDA DO AMERICA GOSTARIA DE DIZER, O QUE VIMOS NESTE SABADO FOI UMA PROVA DE FALTA DE RESPEITO COM O TORCEDOR AMERICANO, ACHO QUE ESSA CARTA DEVERIA SER PUBLICADA NOS JORNAIS DA CIDADE E COMENTADA A ATITUDE DA POLICIA EM TODA AIMPRENSA. VALEU AUGUSTO

Leonardo Dias disse...

Parabéns augusto pelas palavras certas. Diante disso gostaria de saber se a direção do américa não vai tomar as providências, principalmente tendo paulinho freire como vice-prefeito?
Gostaria de comentar com os senhores o fato da minha pessoa pela 4 vez consecutiva ganhar uma aposta feita entre eu e a minha namorada. A aposta é: se a torcida mafia tiver fazendo aquela festa deles, pulando pro lado pra o outro e a PM entrar e começar a descer o cassete eu ganho a aposta. todo jogo acontece esse desrespeito. ganho sempre. alguns dissem.... empurrou a PM... e porque vai pro meio dali.... eu pelo menos não vou.... a PM já vai na intenção de bater mesmo... de acabar com a festa deles.... isso é dito por varios PM's que não concorda, mas é obrigado por ta vendo seus "colegas de farda" com dificuldade em muitos momentos.... ja to cansado de ganhar essas apostas. eu de fora, vejo e percebo que ninguém tem comando no machadão. Cada setor quer mandar na sua parte, que muitas vezes prejudica outras.

Anônimo disse...

Com a solução apresentada pelo comando da policia militar, daqui para frente tudo ocorrerá tranqüilo, tranqüilo. Nada de brigas, empurra empurra, discussões e.t.c. Método infalível divide-se o estádio ao meio, pronto a paz voltou a reinar.

Anônimo disse...

Sem contar que essa policia despreparada nao soube proceder de formar correta quando houve tumulto no meio da torcida americana, um aluno oficial de nome SANDRO, não respeitou absolutamente ninguem e saiu espancando pessoas que apenas assistiam ao jogo, isso inclui mulheres e crianças, e ele ainda ameaçou todos que dirigisem a palavra ao mesmo. PM despreparada, com atitudes que devia coibir e não usar como formar de garantir integridade fisica do publibo presente. E como todos sabemos isso não dará em absolutamente nada, pois ficará claro que o comando da PM se calará diante dos fatos!!!!

Anônimo disse...

Augusto, estou solidario com vc, sou americano e dificilmente perco jogo do mecão. Não é supresa para mim os acontecimentos de sabado passado..esperar o que de um comando policial que não tem a humildade de ouvir e só que mandar... e tertuliano rego abcdista e vascaino que só pensa em prejudicar o America..vou dar uma sujestão o America levar seus jogos para Mossoró, João Pessoa ou Caicó..com certeza la seremos bem tratados e o tp ficara com seu machadão para as peladas e os comicios de Micarla.

Ionaldo

Anônimo disse...

Parabens Augusto, só voce mesmo amigo.(Jurandir)

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.