27 de jul. de 2010

Torcedor quer a "Arena do Dragão"

A construção de um estádio próprio do América divide opiniões. A divisão, contudo, não é meio a meio. Os que advogam a construção da "Arena do Dragão" vencem de goleada. O debate é interessante e não faltam argumentos. O torcedor quer o time jogando em "casa". Não admite outra hipótese. Pelo que tenho lido e ouvido, quatro fatores em minha opinião pesam na escolha: 1°) o fato do principal adversário ter construído, via permuta, o Maria Lamas; 2°) a iminente demolição do estádio Machadão, que deixará o América órfão de uma praça de esportes para mandar os seus jogos em 2011; 3°) a possibilidade de permuta de parte da Sede Social; e 4°) o crecimento da autoestima do torcedor.
Os que pensam diferente, falam que o custo da manutenção de um estádio próprio é altíssimo (dizem que o Maria Lamas custa mensalmente aproximadamente 70 mil reais) e que não valeria a pena embarcar num investimento deste porte.
Acredito que a construção de um estádio próprio ficaria num segundo plano, caso existisse aqui em Natal um estádio alternativo (fora o do Abc) para o América mandar os jogos até a conclusão da Arena das Dunas. Como não tem e nem se tomou qualquer providência para tal, a ansiedade do torcedor aumenta com a proximidade de 2011 e cresce o clamor para que a "Arena do Dragão" saia do papel.
Na minha opinião, o que precisa ser feito é um estudo aprofundado sobre a viabilidade econômica e a necessidade de se construir um estádio próprio. Apontar os pós e contras. Detalhar custos de manutenção. Escolher a localização correta. Erguer a obra em parceria ou de forma isolada? Estudar a situação atual de estádios como o da Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, e o Maria Lamas, do próprio Abc. Saber o motivo de Cruzeiro, Flamengo, Corinthians, Bahia, Goiás e Ceará, por exemplo, não terem até o momento um estádio particular. Esses e mais uma centena de outros pontos devem ser motivo de análise, antes de qualquer definição.
Para finalizar, gostaria de agradecer aos que postaram opiniões neste blog sobre o assunto, principalmente, pelo nível das colocações, prezando pelo respeito, pelo contraditório e pela inteligência.
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

13 comentários:

Anônimo disse...

Com a contrução do nosso estadio o América atrairia mais patrocinadores como o nosso principal adversario fez tem um grande patrocinador q ja deu até um onibus pro clube. Então diretoria pense e aceite a opinião de nos torcedores.

Anônimo disse...

deveria construir um estádio multiuso, alem de jogos tambem eventos como shows, já q parte da diretoria faz parte de empresas ligadas a eventos, não estranharia esta idéia.

Anônimo disse...

Tem que ver se esses 70 mil gastos por mês em manutenção da "Arena do Dragão" não são superados pelos patrocinadores que provavelmente vão entrar para anunciar os produtos no estadio. Acho que o estadio seria excelente e iria ser ótimo jogarmos em nossa casa... Sou Americano de coração, mais inveja não e sim um pouco de adimiração pelo cuidado e respeito que os torcedores do Abc tem pelo Maria Lamas, eu ja fui em alguns jogos com meu irmão (Abcdista) e vi o cuidado e limpeza que os proprios torcedores tem por aquele estadio. Seria motivação e orgulho pra nos, termos um estadio proprio.

de: felipe M. Lucas

Anônimo disse...

COM A CONSTRUÇÃO DO NOSSO ESTÁDIO, VAMOS SIM AUMENTAR O NOSSO PATRIMONIO, AUMENTAR O NUMERO DE PATROCINADORES E COM A COLABORAÇÃO DE TODOS, FAREMOS DO AMERICA, EXEMPLO PARA O NORDESTE. A HORA É ESSA MINHA GENTE.(AUGUSTO VARELLA)

ricardo disse...

Arena do Dragão já!
O nosso território onde o Dragão cuspirá fogo nos adversários.

Anônimo disse...

O mecão não tem dinheiro para formar um bom elenco vai ter para custear a manutenção de um estádio?

Anônimo disse...

Mas como queremos um estádio se não temos bons administradores?será que não seria um gasto desnecessário já que será construído um grandioso estádio "arena das dunas"?não podemos entrar na pilha dos nossos adversários.

Anônimo disse...

É um tiro pela culatra. Essa utopia de ter um estádio a qualquer preço pode ser a derrocada financeira do clube. Analisando os dados editados no DN, referente a arrecadação de ABC e América no brasileiro de 2008, observei que a diferença de custos é muito pouca em relação as duas equipe, a única taxa que o ABC não paga é a de aluguel do estádio, a qual é proporcional ao público pagante, mas tem a manutenção na sua despeza fixa. O que chama patrocínio é título, boas campanhas em brasileiro e copa do Brasil. Precisamos sim trabalhar sério nas categorias de base, de forma profissionalizada e estirpar aproveitadores que possa está intranhado nas bases favorecendo empresários.

Anônimo disse...

O América não pode cometer um erro histórico novamente praticamente na mesma geração. Chegou a hora da Boca do Dragão virar realidade.

Anônimo disse...

Antônio - Temos que ter . na minha opinião isso tá mais do que resolvido, agora, temos que ver como vai entrar, e de onde virá a parte financeira,se haverá inclusão de investidores, quais investidores, e a prioridade na minha opinião na hora de construir,vai ser o local, eu pelo menos ,moro na zona sul, agora e o torcedor da zona norte?e quem não tem carro,o ct do mecão é muito longe para muita gente. se o terreno do hiper de ponta negra ainda fosse do ameérica,ali era um lugar mais que perfeito para se construir,enfim,não adianta chorar o leite derramado. vamos pensar positivo e pensar no futuro melhor para o nosso clube que tanto amamos.

Haroldo disse...

Se o ABC tivesse uma despesa de 70 mil reais por mês com o Estádio ele já tinha quebrado. Isso é conversa pra boi dormir.

Marcelo disse...

Sérgio,

Vejo que a maioria das notícias e comentários são a favor da construção do estádio. Na minha opinião essa decisão poderá arruinar o clube.

Falo isso por causa das circunstâncias que envolvem o América.

A história da construção do estádio do abc é totalmente diferente da nossa.

O abc tinha um terreno enorme e mesmo permutando o terreno para a construção do projeto inicial, ainda teve que permutar outras partes do terreno para concluir e aumentar o projeto inicial. Mesmo assim eles ainda possuem terreno suficiente para ter toda a estrutura necessária para o futebol (estádio + CT + Sede Social).

O estádio do abc foi construído por uma construtora onde o dono é abcdista doente e deve ter facilitado muita coisa;

Na minha opinião, os 4 motivos que você colocou não são grandes o suficiente para justificar a construção. É preciso avaliar questões muito mais importantes do que:


1°) o fato do principal adversário ter construído, via permuta, o Maria Lamas;
COMO EU FALEI, AS CIRCUNSTÂNCIAS SÃO BEM DIFERENTES

2°) a iminente demolição do estádio Machadão, que deixará o América órfão de uma praça de esportes para mandar os seus jogos em 2011;
A CONSTRUÇÃO DE UM ESTÁDIO PARA O AMÉRICA VAI LEVAR NO MÍNIMO 3 ANOS. O MESMO TEMPO DA ARENA DAS DUNAS.

3°) a possibilidade de permuta de parte da Sede Social; e
NÃO É JUSTIFICATIVA, ISSO É A PRÓPRIA CONCRETIZAÇÃO DE UM ABSURDO QUE NÃO PRECISA SER FEITO.

4°) o crecimento da autoestima do torcedor.
A AUTOESTIMA CRESCE NO INÍCIO E DEPOIS VAI CAIR NATURALMENTE, COM A ADMINISTRAÇÃO AMADORA QUE O AMÉRICA POSSUI. ISSO ADIANTA???

Daqui a 4 anos vamos preferir assistir os jogos do América lá em Parnamirim, tendo um estádio de primeiro mundo no centro de Natal????

Vamos sacrificar a nossa sede social para construir um estádio que será deixado de lado após 2014?????

Quem fala que vai assistir a todos os jogos lá em Parnamirim, são apenas 2mil torcedores no máximo. Quantos torcedores do América que frequentam o Machadão já foram no nosso CT?

Se o terreno da Vila Folia fosse do América e o estádio fosse construído lá, seria um problema (distância) a menos. Mesmo assim, não justifica essa construção tendo a Arena das Dunas a nossa disposição.

Anônimo disse...

Concordo piamente com o comentário do irmão Marcelo em relação a construção da Arena do Dragão, já em relação a permuta acredito que pode ser aplicada na estrutura da sede como também no CT, em busca de uma profissionalização.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.