16 de dez. de 2010

Faça a sua parte no Fábrica de Craques

Chegou a hora do torcedor americano tirar do papel o Projeto Fábrica de Craques (PFC). Na reunião da última terça-feira, o conselheiro Tibúrcio Batista explanou que os recursos para o projeto podem ter origem no imposto de renda devido por pessoas físicas. É o momento do torcedor contribuir decisivamente para a estruturação das categorias de base do América.
A contribuição se dará com recursos do Imposto de Renda pago, dos quais 6% poderão ser destinados ao PFC, de acordo com a Lei de Incentivo ao Esporte.
O torcedor vai apenas transferir o imposto que seria pago ao "Leão da Receita" para o projeto.
A título de esclarecimento, é bom destacar que as pessoas que pagam complemento de imposto de renda quando fazem a declaração de ajuste em março ou abril, terão o valor doado ao Projeto do América deduzido do imposto a pagar.
E as pessoas que recebem devolução de imposto de renda quando fazem a declaração de ajuste em março ou abril, terão o valor doado ao Projeto do América acréscido ao valor a receber.
Será preciso arrecadar, somadas as doações de pessoas físicas e jurídicas, um mínimo de R$ 600.000,00 para iniciarmos o PFC. Alumas empresas já estão se comprometendo com o Projeto, mas é preciso atingir o valor citado.
O processo de doação é simples e totalmente seguro e garantido. O retorno do valor doado é certo.
É preciso o engajamento total para conseguirmos o maior numero de doações e mostrarmos a força de nossa torcida. Vamos efetuar o depósito e agregarmos mais americanos com o mesmo objetivo.
O depósito é feito em conta bloqueada pelo Ministério do Esporte e só será liberado para utilização pelo América após atingirmos o valor estabelecido e recebermos autorização do Ministério.
Caso o valor não seja atingido, o valor doado será normalmente encaminhado para o Ministério da Fazenda para pagamento do imposto de renda deduzido de cada doador, de forma clara e transparente.
Encaminho, anexo, roteiro de procedimento para efetuarmos as doações e o modelo do Recibo Padronizado pelo Ministério do Esporte que será emitido em 3 vias: uma para o doador, uma para o América e a outra encaminhada ao Ministério do Esporte.
Se você quer tirar um dúvida com Tibúrcio Batista é só enviar um e-mail para sergionatalrn@gmail.com.

COMO PROCEDER

Para facilitar, o conselheiro Tibúrcio Batista enviou um "passo a passo" para deixar o torcedor por dentro do procedimento que deverá ser feito para ajudar no "Fábrica de Craques". É bom lebrar que o valor investido para o América será totalmente recuperado quando da elaboração da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda, que deverá ser feita nos meses de março e abril de 2011.

  1. Tome como base a Declaração de Ajuste de 2010.
  2. Abra na página RESUMO DA DECLARAÇÃO a ficha CÁLCULO DO IMPOSTO.
  3. Na ficha CÁLCULO DO IMPOSTO observe o IMPOSTO DEVIDO.
  4. Na discriminação do IMPOSTO DEVIDO, logo abaixo da linha BASE DE CÁLCULO, está a linha IMPOSTO.
  5. Calcule 6% do valor que aparece na linha IMPOSTO. O valor encontrado é o valor que você pode doar ao Projeto Fábrica de Craques, com base nos seus rendimentos do ano passado.
  6. Deposite ou transfira o valor encontrado pelo cálculo do item 5, acima, na conta do BANCO DO BRASIL, Agencia 3525-4, Conta 30524-3, conta do América vinculada ao Projeto e bloqueada pelo Ministério do Esporte.
  7. IMPRIMA E GUARDE o comprovante de deposito ou transferência bancaria para apresentar ao América.
  8. Receba do América o RECIBO, padronizado pelo Ministério do Esporte, que comprova sua doação ao Projeto e garante a recuperação no Imposto de Renda 2011.
OS DEPÓSITOS OU TRANFERÊNCIAS BANCÁRIAS DEVERÃO SER FEITOS ATÉ O DIA 30/12/2010.

Se você quer tirar um dúvida com Tibúrcio Batista é só enviar um e-mail para sergionatalrn@gmail.com.


Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

5 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio, os passos para a doação foram bem explicados, mas é importante também explicar os passos que o torcedor deverá fazer para recuperar o dinheiro no Imposto de Renda de 2011.

Imagino que o valor doado precisa ser declarado em algum lugar na declaração de 2011 para obter o desconto no imposto. Seria interessante fazer esse detalhamento. Acredito que o recibo do América não fará acontecer o desconto no IR automaticamente.

Sérgio Fraiman disse...

Caro anônimo,
Existe um formulário próprio do Ministério do Esporte para ser preenchido com dados da doação. Infelizmente não deu para anexar o formulário no post. Vou direcionarvo link do ministério.

Anônimo disse...

Além desse formulário, deve ter algum local na própria declaração onde o contribuinte informará o valor doado para que no resumo da declaração já apresente o valor da restituição contando com esse valor que foi doado.

Penso eu que a informação da doação precisa estar em algum lugar dentro da declaração de IR 2011, caso contrário não haverá a restituição automaticamente e o contribuinte depois vai ter que correr atrás para apresentar os documentos se quiser receber de volta a grana doada.

Ricardo Fonseca disse...

O valor a ser doado será informado na declaração anual de 2011 (ano base 2010), na aba PAGAMENTOS E DOAÇÕES", no código 43 correspondente ao incentivo ao desporto. O valor doado aparecerá na aba IMPOSTO DEVIDO em DEDUÇÃO DO INCENTIVO, reduzindo seu Imposto de Renda a pagar ou aumentando seu valor a restituir no valor da doação.
Vale salientar que nos casos em que a referida doação aumentar o valor do imposto a ser restituído, o mesmo terá a correção pela taxa selic, que bate qualquer rendimento de aplicação financeira.

Anônimo disse...

Valeu Ricardo, era exatamente isso que eu estava querendo saber.

Seria importante passar essa informação a todos.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.