22 de abr. de 2013

Violência dos bandidos trasvestidos de torcedores venceu o futebol de goleada

Tristeza.
Mas tenho que relatar. A gente não pode ficar omisso de tantos absurdos e violências.
Na verdade, nós, que estamos protegidos (até quando?) em nossas cabines, chegamos mais cedo, e saímos bem mais tarde do estádio, não tomamos conhecimento de 10% da violência que acontece em dias de clássico.
Definitivamente, não dá mais. E não vou mais, a partir de hoje, não vou mais conclamar torcedor para ver o clássico.
A Polícia, definitivamente, perdeu a guerra para os bandidos travestidos de torcedores.
Nesta hora que escrevo (já passa das 22h30) quantos confrontos e agressões não aconteceram pela cidade?
Todas se valendo do disfarce do jogo ABC x América.
Nada tem a ver com o futebol, com a partida, mas os clubes são usados, então, vamos parar com tudo isso.
Não dá mais para fazer clássicos em Natal de uma torcida só. E mesmo que não aconteça nada nos estádios, nos outros recantos da cidade, sabemos que a coisa não é bem assim.
Relatos me chegam e tenho que reproduzir.
Em um deles, torcedores que estacionaram seus carros na rua lateral do primeiro posto à direita depois do sinal da Rota do Sol, ficaram entre fogo cruzado.
Foram pelo menos cinco tiros numa pracinha entrando para o Conjunto Ponta Negra e os rapazes, torcedores do ABC, correram risco de morte.
O motorista acelerou o carro, fechou os olhos e pediu proteção a Deus. Escaparam ilesos.
Este posto, onde os ônibus param, é guarnecido por policiais militares. Mas esses mesmos policiais não têm como conter ou impedir que os “bandidos” se agridam, entrem em conflito 200 metros depois, na rua escura do lado do posto.
E tem mais: no trajeto para quem vai tomar os ônibus, do Frasqueirão até o local da parada, não tem policiamento, e, claro, acontecem confrontos.
Me digam: medigam: qual o louco que vai pegar esses ônibus para ir ao estádio? Quem vai expor seu filho ou filha, esposa, irmão, pai, mãe a essa disparate.
E ainda perguntei, vejam só, por que o Frasqueirão não lotou no clássico deste domingo.
Hoje escutei mais um depoimento de um apaixonado torcedor do ABC. Daquele tipo que não perde um jogo: eu não vou ao estádio nunca mais. Ele estava dentro do carro que quase foi crivado de balas.
Esses, minha gente, são os relatos das proximidades do Frasqueirão. Ônibus foram apedrejados, confrontos em frente ao shopping Midway foi registrado e certamente muitos outros serão narrados nas crônicas policiais de Tiago Medeiros, do portal Nominuto e outros colegas repórteres policiais.
Não dá mais para chamar o torcedor aos estádios.
Não dá mais para conviver com tanta insanidade e descaso das autoridades com a segurança de quem paga imposto.
É o fim de nosso futebol, infelizmente.
Os exemplos estão em toda parte, Norte, Sul, Oeste, Sudeste e Nordeste...

Por Edmo Sinedino, editor do blog No Ataque
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

8 comentários:

Jimmy disse...

O clima está horrível. Ontem para evitar qualquer tipo de confronto e proteger a minha integridade física, fui ao clássico "desfaçado de Americano" vestindo uma camisa do Vasco da Gama. Ao passar pelas catracas e chegar á revista da PM, fui informado por um policial que minha entrada seria inviável pelo fato de estar vestindo uma camisa que não fosse a do América ou ABC, e por isso não poderia assistir o clássico, tendo em vista a existência de um acordo envolvendo as diretorias dos times e o Comando da PM. Irresginado com o impedimento, aleguei que estava naquele momento vestido com a camisa do Vasco da Gama pelo fato de evitar qualquer tipo de violência em via pública já que a própria PM não dá conta do recado, por ter o direito de ir e vir a qualquer ambiente público (apesar do estádio ser privado mas o evento ser público, e o requisito para entrada é apenas o ingresso e não este mais a camisa de um dos times da capital, etc.), etc. Fui liberado após conversa com a PM para assistir o jogo. Ao voltar para a minha, parei no cruzamento da Av. Ayrton Senna c/ Av. Abel Cabral para fazer um lanche e fui surpreendido com um ônibus branco, com dizeres "SÓ JESUS PODE", lotado de criminosos ABCEDISTAS onde grande parte desceu do veículo e atravessaram "loucos" a avenida para tentar alcançar um pequeno grupo de AMERICANOS e iniciarem um confronto. Por, graças a DEUS, estar disfarçado com a camisa do Vasco da Gama, escapei de tal bando da morte, porque, imaginem se esses vândalos tivessem me visto á 10 metros desse ônibus com a camisa do AMÉRICA? Estava morto, com certeza! Além do mais, passei 10 minutos tentando ser atendido pelo 190 e nada. Ou seja, Polícia inoperante e criminosos operacionais!!!!

Meu pai já deixou de frequentar os clássicos por já ter sido vítima desses bandidos (teve o braço quebrado e carro depredado no Machadão). Com isso, quem sai perdendo é ele, eu (por não ter mais a companhia do meu pai em jogos), a diretoria (dinheiro), etc.

VERGONHA!

Anônimo disse...

Acredito que o adolescente, menor de 16 anos só comparecer aos jogos acompanhados de algum responsável (Fortaleza/Ce), não tem grandes resultados, pois a violência maior está fora dos estádios.
Sou uma idosa (72 anos) americana, Sócio Dragão, sempre presente no Nazarenão, no Lamão (não no sentido pejorativo), no Periquitão, acompanhada de filho e netos, porém estou estarrecida com os acontecimentos que presenciei depois do jogo de domingo nos arredores do Estádio e adjacências.
Talvez alguém diga que, por medida de segurança, eu não deveria ir ao jogo.
Mas alguém pode tirar o direito de cidadãos de bem, comparecerem a uma praça de esportes e torcerem por seu Clube pelo qual fez opção?
Sempre digo que o adversário não é um inimigo, apenas exerceu o seu direito de liberdade de
escolha.
Não é possível que nós sejamos punidos com "jogo de torcida única", fruto da irresponsabilidade de alguns, de uns desajustados, de uns insanos, isto é, de um vandalismo incontrolável.
A falta de RESPEITO,de EDUCAÇÃO e de ESTRUTURA FAMILIAR levam a este tipo de comportamento.
Caro Edmo, nós verdadeiros torcedores, cidadãos de bem, não podemos nem devemos deixar de comparecer aos estádios, pois tal atitude vem configurar a vitória do mal sobre o bem.
Devemos exigir sim, segurança dos que são responsáveis de mantê-la.



Passeios em Natal disse...

Comprei um título de sócio apenas para ajudar ao meu clube, o América mas à 03 anos não compareço aos campos e não pretendo retornar tão cedo. Não adianta querer proteger a polícia, são incompetente movidos pela péssima administração governamental que piora ainda mais com leis que protejem os infratores. O que espera o brasileiro para tomar atitudes? Nada, pois ninguém sabe o que fazer e nem se mexe para dar início a uma reação que aos poucos parece ficar mais difícil. Também não adianta comprar canais de tv para ter um pouco mais de segurança, eles estão indo a sua casa, vão lhe buscar lá dentro. Você só tem mesmo a "POLÍCIA" como socorro mas aí, vem o segundo assalto... Quanto levaram se? Nós, cobramos 10% para recuperar o furto.. Meus pesames população natalense!!!

Marcelo disse...

Ao caminhar com minha esposa em direção ao estádio (nas proximidades do Sports Park), presenciei uma menina com camisa da torcida organizada do América jogando uma lata de refrigerante cheia, na tentativa de acertar quatro meninas com a camisa do abc que andavam em direção ao estádio.

As meninas do abc estavam de costas, a uma distância de uns 20 metros. A lata foi arremessada para o alto e terminou acertando o ombro de um rapaz (americano) que estava a um metro das meninas. Já imaginou se pega na cabeça?

O rapaz voltou para tomar satisfação e a menina tinha o apoio de dois marginais, também vestidos com camisa de torcida organizada do América.

Os rapazes gritaram pedindo ajuda para 2 policiais de trânsito que estavam a 10 metros do local, porém os policiais não saíram do lugar. Não deu outra, o pau comeu.

Eu estava passando ao lado com a minha esposa e tive que sair correndo. Só fui encontrar policial a cavalo na frente do estádio.

Anônimo disse...

Por isso que não assisto mais a clássicos entre América e Abc. Vou ver hoje o video tape, é mais seguro. É muito melhor para os dois clubes hoje, vender os clássicos para a televisão e assim, os torcedores assistirem ao vivo e em segurança. Sou sócio, junto com meu irmão e levo mais 4 pessoas, netos e sobrinhos para os jogos, mas não tenho coragem de leva-los para os clássicos. Esses torcedores são um bando de marginais e o pior, parece que ganham ingressos de graça para entrarem no estádio, enquanto nós, temos que pagar ingressos caríssimos e ainda correr riscos nos estádios. O futuro do futebol? será os torcedores em casa, em segurança, reunidos, tomando uma cerveja e vendo o jogo em segurança, inclusive com "amigos adversários", gozando um com a cara do outro. Diretores de América e Abc pensem na possibilidade de venderem os clássicos para a televisão, para que nós, torcedores de verdade, possamos assistir aos clássicos, isso, se a tv não quiser mostrar a guerra desses marginais nos estádios, pois somente eles irão.
walsil

Anônimo disse...

Tem que proibir esses marginais de torcidas organizadas de entrarem em estádios, se não daqui a uns dias não vai mais ninguem ao estadio, e o nosso futebol vai se acabal isso é uma vergonha.

Anônimo disse...

boa noite


No sábado nas rocas, os marginais travestidos de abcedista, a maioria de menores, estavam reunidos, se organizando para invadirem o frasqueirão depois dos jogo caso o abc perdesse, e ontem antes do jogo estavam reunidos na pereira simões, bairo das rocas organizando os últimos detalhes da bagunça que iriam fazer, c duas depois foi q a ´policia apareceu, agora pergunto pq o policiamento não iniciam as rondas logo cedo nos bairro onde a marginalidade, as confusões vem a cada dia aumentando com número exorbitantes de gentes mortas, a maioria por menores infratores.q são preso e logo serão soltos.

Anônimo disse...

Tem que aplicar com todo o rigor da Lei o Estatuto do Torcedor.
Os torcedores marginais deverão ser banidos dos estádios, apesar da violência maior ser no seu entorno e adjacências.
Por que torcida organizada? O que acrescenta de positivo?
É preciso, urgentemente, que as autoridades competentes assumam a responsabilidade de manter a ordem pública e a segurança do cidadão.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.