28 de nov. de 2013

Aos "potiguariocas", com carinho

Há muito tempo que não fujo dessa polêmica e não é porque queira convencer ninguém de que estou certo, mas porque tenho direito de expressar minha opinião. Pois bem, sou um ex-torcedor do Flamengo (existe isso sim, apesar do hino), por pura opção. Explico: aprendi a torcer pelo rubro-negro carioca com meu pai, em uma época que os times locais não competiam com os times do eixo sul-sudeste.  Naquela época, os jogos dos nossos times também não eram transmitidos pela TV eo pouco que se tinha de notícia era pelo rádio. Ainda assim, por várias vezes, meu pai me levou pra ver o América Futebol Clube no Nogueirão em Mossoró, onde morávamos, e aí nasceu minha paixão. Em 1997 e 1998, assim como em 2007, o AFC jogou a primeira divisão do campeonato brasileiro, confrontando e ganhando de muitos desses times idolatrados pelos potiguariocas e potipaulistas e, ao ver a arquibancada local dividida com os adversários em tais campeonatos, eu comecei a não aceitar tal situação. A única razão para ainda existirem torcedores "mistos" em nosso Estado é que nossos times ainda não se tornaram rivais habituais dos times do eixo sul/sudeste. Eu, como torcedor do América Futebol Clube, espero e torço com afinco pra que o AFC volte à elite do futebol nacional e se torne rival habitual dos ditos "times grandes". Se eu pensar diferente, como posso torcer pra cada vitória do meu time? Podem dizer que é sonho, ilusão, mas até bem pouco tempo era sonho ter uma Copa do Mundo no Brasil e Natal ser uma das sedes. Se você quer ser potiguarioca, seja, mas não me tire o direito de pensar e me expressar contrariamente. Temos time, futebol e estádio pra torcer, e lhe garanto, a emoção de gritar, torcer e sofrer a cada jogo na arquibancada é incomparavelmente superior à solidão do sofá e da TV.

Paulo Maia 
Juiz de Direito
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

18 comentários:

Anônimo disse...

Faço de suas palavras as ,minhas, com uma diferença ERA TORCEDOR DO VASCO,por causa do MIGUEL macaibense. Hoje eu tenho um clube para torcer e de CORAÇÃO, AMÉRICA FUTEBOL CLUBE. COM MUITO ORGULHO. Ivanilson.

Virgílio Bezerra disse...

Sou ex-vascaíno e concordo com você Paulo Maia. Ou seja, você não está só nessa empreitada...

Detonador disse...

Todo apoio Paulo. Há 15 anos moro fora de Natal, mas o meu amor pelo glorioso América Futebol Clube cresce mais e mais a cada ano que passa, e agora que posso vê-lo pela TV, mesmo morando tão longe, e numa cidade do interior de Mato Grosso do Sul, tenho que reforçar as suas palavras e solidarizar-me contigo. Eu também tive esse péssimo habito de colonizado e, o pior, fora de Natal torcia por um clube com as cores preta e branca, o Botafogo de Futebol e Regatas, que são as cores do nosso mais tradicional adversário local. O seu ex-clube pelo menos possui vermelho em suas cores, mas isso não vem ao caso. O fato é que, tal como você, há tempos rompi definitivamente com esse antigo hábito de colonizado, e à medida que o amor pelo América foi crescendo, junto foi expulsando o corpo estranho que teimou habitar em mim por tantos anos, por conta de uma história que começou muito parecida com a sua, que deve ser quase a mesma história de todos os "Potiguariocas" e "Potipaulistas".

Leandro disse...

Tambem torci por time do eixo RJ/SP na infancia, até entender um pouco mais sobre futebol e descobrir que o nosso futebol só será valorizado quando nós, Potiguares, fizermos nossa parte. As nossas equipes precisam de nós, os times paulistas e cariocas, não. Quer torcer pra times de fora? Ok, tá no seu direito. Mas depois não vá se sentir ofendido quando soltarem piadinhas sobre o futebol potiguar. Eu faço a minha parte. America, meu único time até morrer!

Felipe disse...

Tens o meu apoio total e irrestrito!!!

Anônimo disse...

Sérgio! Aonde EU assino???

Júlio (Candel)

Apenas AMERICA!!! E já estou mais do que SATISFEITÍSSIMOOOOO...

Anônimo disse...

O abc não jogou a primeira divisão em 2007!

Anônimo disse...

Tambémsou ex-flamengo e ex-são paulo, torço somente pelo mecão, igualmente como sérgio viua divisão da arquibancada eu também achei um absurdo e de pronto decidir que nãomais torceria mas para os times do sudeste, estava ali nascendo um novo torcedor, um torcedor que tem um clube para torcer, amar, alegrar e raramente se entristecer! Mecão acima de todos, esse é o meu sentimento, vi agora a pouco tempo o flamento sagrar-se tri campeão da copa do brasil e não tive alegria nenhuma, como também vi o são paulo perder a sulamericana e em nenhum momento tive o sentimento de tristeza, pelo contrário, até achaei legal a ponte ser campeão, pelo menos acaba aquela estória que os time grande sempre ganham,não,nãomais assim, ainda bem que tudo mudou, o nível está por baixo, e nós que somos medianos não devemos nada a esses times do sul e sudeste, que só sabem ganhar no apito. Valeu Sérgio, tô com você e não abro. Esse sentimento de ter um time só é o mais sublime dos sentimentos,pois não se fica dividido, conheço pessoas que naquele jogo foi com a camisa do flamengo sendo americano, mas foi bom porquer o mecão ganhou e ele ficou com a cara lisa, depois de uns tempo ele se arrependeu, mas continua flamengo, mas o seu coração não está mais dividido,se jogar AFC e FLA, ele hoje é mecão com certeza. Chega de sulista, vamos valorizar o que é nosso, e o resto deixa pra lá, avante mecão, próximo ano no arena das dunas é pressão, vamos subir. (CB JUNIOR)

Antonio Ricardo Gomes disse...

BOM DIA!!
PARABENS PAULO MAIA , CONCORDO EM NUMERO ......!!!

Antonio Ricardo Gomes disse...

BOM DIA!!
PARABENS PAULO MAIA , CONCORDO EM NUMERO ......!!!

Anônimo disse...

Concordo em parte, n é por torcer para o Flamengo que sou menos torcedor ou torço menos do q muito americano que diz "só torço pro América, nada de misto" parecendo ate msm querer ser "o fodão" como dizemos em Natal. Torço pro Flamengo desde a minha infância e continuarei até morrer como vc bem lembrou no hino. Porém sou sócio torcedor do AFC e assim como o FLA torço desde minha infância e sou apaixonado pelo time da Rodrigues Alves tendo a ctz que sou muito mais torcedor atuante do q esses chamados "fodões" e quando os dois jogam contra n tenho dúvidas p escolher o meu time, América e estarei na arquibancada pulando, gritando e aplaudindo o Mecão! se querem me chamar assim, sim podem me chamar de misto com muito orgulho, amor e sem arrependimento nenhum.

Anônimo disse...

Esse é o verdadeiro torcedor do Mecão! Igual a mim! Só torço pelo América! Maior torcida Rio Grande do Norte; maior detentor de títulos juntando todas as modalidades; campeão do Norte-Nordeste(l973). campeão do Nordeste(l998), dois acessos a Série A; Vice-campeão da Série B; um orgulho! E, logo-logo, acredito, que já no próximo ano, com o advento do Arena das Dunas, vamos ter, no mínimo, l5.000 sócios-torcedores e ascender a Série A novamente.

Anônimo disse...

Camilo disse:

Concordo com Paulo Maia em gênero, número e grau. Parabéns pela mensagem, pois infelizmente em nosso estado ainda temos muitos babacas, e, essa mensagem serve para que cada um deles reflita a respeito do assunto.

Anônimo disse...

Eu sou ex-sao paulino e concordo plenamente ,temos time para torce,o america precisa da nossa ajuda para crescer e se tornar um grande a nivel nacional !

herivelto disse...

Sábias as palavras do Dr. Paulo Maia. O meu coração só comporta um amor, uma paixão. Esse amor é pelo MECÃO.

Lamento, embora respeite, quando ouço dos formadores de opinião (jornalistas esportivos) destaques para os times "de fora" em detrimento aos locais.

Ricardo disse...

hoje na 98FM um deles chamou todos os nordestinos de hipócritas se algum disser que não torce pra um time do Sul. Fiquei sem acreditar como um radialista fala uma imbecilidade destas. Até respeito quem é natalense e torce pra outro time, mas tenho certeza que tem muita gente que só tem um time de coração como eu que é o América.

Anônimo disse...

"" Eh o destino ... Eh o destino !! O carioca comer o cccccc do nordestino!!"" E ai??!! Mistos do RN nordestinos do flabosta como se sentiriam dentro da torcida do flabosta cantando isso?? Cantariam??? Pois eles do Rio cantam contra nós nordestinos!!!

Anônimo disse...

Sou mecão desde criancinha, agora meu pai que era americano roxo já na via eterna me ensinou também a torcer pelo flamengo mas,a nível carioca não no rasil, então na época do craque ZICO, me encantei, entretanto, hoje, torço somente pelo AMERICA RN, agora simpatizo pelo flamengo e São Paulo a nível estadual, de coração só mecão; o futebol está muito equilibrado veja os quatro primeiros o américa empatou com o campeão, a burra preta venceu eles em casa, empatamos com a chapecoense, na vejo enhum bicho papão, olhe o icasa, quem dizia que o time das letrinhas ganharia 6 partidas seguidas, nós perdemos dentro de casa, não foi para o avai, chapecoense, bragantino, empatamos com guaratingueta, por nossas próprias falhas, sem medo de dizer, se não tivéssemos perdido para nós mesmo estaríamos entre os quatro primeiros, temos jogadores que seriam titular em qualquer time de serie a, andrey, noberto, Fabinho, regis, pimbão ex-vasco, coutinho ex-vasco, max que não é craque mas decide, se nós torcedores se unir cada um fazendo a sua parte seremos melhores, observe quem foi o campeão do nordeste, o campinense, sou americano roxo, faz muito bem a saúde torcer por este time, vamos ajudar denro das possibilidades no sócio dragão, timemania, construção da Arena. RUMO AO TÍTULO DA COPA NORDESTE E ESTADUAL.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.