26 de dez. de 2013

O sucesso de SC: não fazer loucuras na hora de contratar

Só o Estado de São Paulo terá mais times que Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de 2014. Na elite do futebol, o Criciúma, que se manteve na primeira divisão, terá companhia de Chapecoense e Figueirense, que conquistaram o acesso.
E a diferença entre o número de representantes de São Paulo e Santa Catarina não será grande. Só um time. Os paulistas garantidos na Série A são Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo.
Santa Catarina empatará com o Rio de Janeiro, de Flamengo, Botafogo e Fluminense. Isso se o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) confirmar amanhã a queda da Portuguesa e a permanência do Flu na Série A.
A ascensão do futebol do Estado não é vista como sorte pelos dirigentes das equipes de Santa Catarina. Em comum nos discursos dos cartolas de Chapecoense, Figueirense e Criciúma está a importância de não fazer loucuras na hora de contratar.
E essa tática deve ser repetida, mesmo prevendo que times de outros Estados investirão mais forte.
O presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, descartou pagar caro para contratar medalhões na luta para permanecer na Séria A.
"Temos os pés no chão aqui. Não contratamos técnicos e nem jogadores com salários astronômicos", disse.
Apenas uma vez Santa Catarina contou com mais times na elite do que terá agora. Em 1979, cinco equipes do Estado participaram do torneio. Só que naquele ano, o Nacional foi inchado, com 94 times.
Na opinião do superintendente de futebol do Figueirense, Rodrigo Pastana, os times do Estado estão se preparando melhor fora de campo, evitando que a emoção altere o planejamento.
"É importante estabelecer um plano e segui-lo de maneira profissional independentemente do resultado do jogo no fim de semana."
Para o gerente de futebol do Criciúma, Guto Silva, os clubes estão pesquisando mais na hora de contratar e também trabalhando bem as categorias de base.
"A tendência é que os times catarinenses fiquem ainda mais fortes", comentou. 

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.