31 de jul. de 2014

Frasqueirão recebe jogos mesmo sem estar com atestado de segurança para funcionar

O estádio Frasqueirão não está de posse de todos os laudos de segurança necessários para receber jogos do ABC pela Série B e Copa do Brasil. A praça esportiva alvinegra até possui um projeto para adequações a um conjunto de exigências apontado pelo Corpo de Bombeiros, mas este ainda não foi aprovado – e tampouco executado em sua totalidade.
A informação é da 24ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte, e foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. Em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre ABC, Ministério Público e Corpo de Bombeiros, ficou acertado que o clube deve apresentar aos órgãos de segurança um projeto executivo a ser cumprido para o fim de mandar jogos em seu estádio.
O documento deixa claro que o Frasqueirão “encontra-se em situação de irregularidade perante as Normas de Prevenção e Combate a Incêndio e Controle de Pânico” estabelecidas pelas autoridades estaduais e que é a existência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é “exigência mínima para qualquer edificação ser habitada”.
O Termo informa ainda que o projeto de proteção contra incêndio e controle de pânico da praça esportiva está em fase de análise pelo Corpo de Bombeiros, “restando alguns itens importantes serem operacionalizados”, e destaca que sem ele “o ABC Futebol Clube não poderia ter os seus eventos (jogos) realizados no referido complexo, uma vez que não possui as exigências mínimas necessárias de prevenção e combate a incêndio e controle de pânico atendidas”.
O objetivo do TAC é estabelecer critérios adicionais e/ou compensatórios aos já previstos no primeiro projeto – ainda em análise – a fim de assegurar a segurança dos participantes dos eventos realizados no Frasqueirão. No documento o ABC “reconhece que existe uma situação de desconformidade do complexo estrutural onde funciona o estádio” e que a ausência das normas mínimas de segurança configuram-se como prática de “omissão”.
O clube tem até o dia 21 de novembro para conseguir junto ao Corpo de Bombeiros o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Antes disso, já nos próximos dias, deve apresentar à corporação um cronograma de entrega de um projeto executivo detalhado. 


Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

1 comentários:

Anônimo disse...

Dois pesos e duas medidas.
Lembram das "exigências com o Nazarenão" do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros?
Um "estádio" que recebe incentivos dos cofres públicos ( sempre recebeu) considerado pela "alta cúpula" com internacional, ainda se encontrar "sem nível de segurança" é uma piada de mau gosto.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.