22 de abr. de 2015

América perdeu 1.411 sócios em 2015


O programa de Sócio Torcedor tem sido umas das principais receitas dos clubes brasileiros. Com o América não é diferente, principalmente depois que o clube perdeu a cota da televisão por conta do rebaixamento para a Série C. Por mais que existam "n" vantagens, o torcedor americano não tem respondido positivamente aos apelos feitos pela direção do clube. A tendência é de queda e os números preocupam. Em 31/12/2013, o América tinha 3.986 sócios. Naquela ocasião, o torcedor aderiu ao programa de sócio em razão da volta do clube para Natal. A Arena das Dunas estava para ser inaugurada e passaria a ser a casa do América a partir de janeiro de 2014. Foram quase três anos atuando no estádio Nazarenão, em Goianinha, e no Barrettão, em Ceará Mirim. Acontece que as coisas não seguiram dentro do planejado e o time acabou caindo no brasileiro. O sinal de alerta foi aceso. O clube fechou 2014 com menos 277 sócios. Este ano, a fuga do torcedor é assustadora. Para se ter ideia da gravidade, 1.411 torcedores deixaram de ser sócios. De acordo com os dados do site futebol melhor, o América tem hoje 2.298 sócios. Algo precisa ser feito para que quadro de sócios volte a crescer. O clube precisa dessa valiosa receita para manter as contas em dia.   
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

17 comentários:

Anônimo disse...

NÃO ACREDITO QUE O AMÉRICA F.C. LIBEROU WALBER?!

SÓ PODE SER PIADA DE ROBERTO FERNANDES!!!

Anônimo disse...

E Walber, vai ficar ou sair?

Anônimo disse...

Dar dinheiro pra se contratar jogadores com Julinho, Junior Timbó, Gilmar, Emerson e etc ? Melhor aguardar uma diretoria séria.

Magno Medeiros disse...

Olá Sérgio. Alguns fatos que aconteceram (e acontecem!!!) no América sem a devida explicação aos seus torcedores, talvez justifique esse fato. Sem querer polemizar, vou ficar apenas no exemplo mais real: a falta de apoio da maioria dos diretores à construção da Arena América. Não falo em apoio institucional, pois esse existe e não reflete muito. Um clube centenário não pode ficar apenas na abnegação de alguns conselheiros para construir o sonho de sua torcida.

Anônimo disse...

Essa queda atende por um nome: GUSTAVO CARVALHO! Aqui um que n renovou por conta do atual presidente.

Jânio.

Herbert Oliveira disse...

Uma das definições de loucura é fazer a mesma coisa, por várias vezes, da mesma forma e esperar resultados diferentes. Vejo que nosso programa de sócio torcedor é sim, um dos que apresenta maiores benefícios, tais como o ingresso para todos os jogos do América como mandante e as promoções exclusivas. Entretanto acho que devemos ampliar. Não é preço que garantirá uma maior participação da torcida e sim a fidelização de um cliente (sim, cliente), que consome esse serviço. Vejo também que a própria participação do socio nas decisões do clube podem fortalecer o programa do sócio torcedor, dando um caráter democrático à gestão do clube. Por fim,não se pode cair no conformismo de creditar todas as mazelas ao próprio status que da condição do futebol atual e se há uma gestão, essa deve ter competência (conhecimento, habilidade e atitude) para fazer o clube campeão, economicamente viável e cumpridor de suas obrigações legais.

Bruno Terra. disse...

O sócio é tão bem tratado. Não enfrenta filas enormes antes dos jogos, somente pelo fato de abrirem um único portão da Arena das Dunas para as arquibancadas.
Recebe descontos de 3% nos supermercados, tem um atendimento de péssima qualidade na sede social (e também na provisória); nunca são respeitados os prazos de entrega das camisas de "brinde"; nunca sabe do detalhamento financeiro do clube; não tem direito a voto; tem que pagar o custo do ano inteiro de uma só vez (ou, no cartão de crédito, pagar juros sobre o valor parcelado, mesmo em dezembro e janeiro, quando não há jogos).

Uma dica esperta: assiste ao programa "Bola da vez", da ESPN Brasil, com o presidente do Bahia E.C.; uma "aula" de gestão esportiva, diferente do amadorismo dos clubes potiguares.

Anônimo disse...

Com esta diretoria não tem como renovar o sócio, infelizmente...

Clayton Soares disse...

O problema da questão: só pode fazer com cartão de crédito. Tem q arrumar outra forma de pagamento.

Anônimo disse...

Efeito GC

Anônimo disse...

O maior problema é também com o péssimo atendimento e falta de consideração. com o sócio torcedor.

Gustavo disse...

Acredito que incluir a opção de boleto bancário facilitaria para quem quer ser sócio e não usa cartão de crédito. E fazer maior divulgação na mídia, em eventos e todos os lugares onde puder. De acordo com uma pesquisa feita recentemente, o América teria cerca de 800.000 torcedores no estado... Com as divulgações certas e os planos adequados (como um plano para sócio torcedor do interior mais barato com descontos e coisas assim), 5% da torcida se associando já seriam 40.000 torcedores, o que faria uma enorme diferença nas contas do final do mês.

Anônimo disse...

Uma das coisas que fez diminuir foi manter o mesmo preço do ano passado, mesmo com jogos a menos, alia-se a isso, a desmotivação com o rebaixamento. Para muitos torcedores, assistir aos jogos, significa perder o domingo de lazer com a família. Muitos não vão à praia ou saem mais cedo sob olhares reprovadores da família. O ano passado, os sábados e domingos não tinha programação com a família para muitos desses torcedores, eram todos reservado para os jogos e isso pesa na motivação, chegava em casa mau humorado pela derrotas sofridas, além de ter perdido o domingo. Então é necessário, criar mecanismos para chamar o torcedor de volta e começa por baixar os preços.
walsil.

Breno Tillon disse...

Somos tratados de maneira comum. Na entrada o arena não respeita, cartão nao funciona, a camisa atrasa... O presidente que não agrada a todos. Falta de transparência? O América não torna o relacionamento benéfico.

Breno Tillon disse...

Outro ponto é a falta de pulso na definição dos horários. A submissão aos horários que não atraem ao torcedor.

Jean Carlos disse...

Enquanto esse senhor for o presidente, eu não renovo!

JEAN CARLOS

Anônimo disse...

mal atendimento e poucas vantagens em ser socio tocedor do america definem os motivos dessa queda. Nao existem campanha de marketing eficiente ou beneficios que sejam atrativos. so ver os jogos nao basta pois o time nao vem convencendo em campo.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.