22 de fev. de 2009

Estatuto do Torcedor: Parte da lei não pegou, diz governo

Exílio de torcedores violentos, especialização da polícia e tecnologia de segurança. É a receita oferecida pelo secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, para combater a violência no futebol. Abramovay, do grupo que redigiu o novo Estatuto do Torcedor, diz que o país deve usar a Copa para resgatar o estádio como espaço pacífico.

FOLHA - Você acha que o Estatuto do Torcedor pegou?
PEDRO ABRAMOVAY - Em certos aspectos, a lei ainda não pegou. Há um problema de efetividade. Há a necessidade de haver Juizados Especiais Criminais nos estádios, nos quais os juízes enxerguem os conflitos pela ótica do Estatuto do Torcedor.
FOLHA - Você é favorável à especialização da polícia?
ABRAMOVAY - A Secretaria Nacional de Segurança Pública fornecerá cursos de formação policial em grandes eventos. Avançamos na preparação de policiais para o Pan [do Rio de Janeiro, em 2007], mas, para a Copa [no Brasil, em 2014], teremos que mudar a maneira de a polícia lidar com a violência.
FOLHA - Como a polícia pode ser mais efetiva? No Morumbi, torcedores passaram pela revista com bombas caseiras.
ABRAMOVAY - Os ministérios do Esporte e da Justiça pretendem investir em tecnologia, com câmeras de monitoramento, detectores de metal etc. É caro, mas a gente tem que gastar dinheiro com futebol. É o preço para voltarmos a ter o estádio como espaço de convivência democrática.Parte do dinheiro tem que vir dos recursos públicos, mas o custo será dividido com clubes e federações.
FOLHA - A violência prejudica a imagem da Copa-2014?
ABRAMOVAY - Temos que pensar com a lógica inversa e aproveitar a Copa para resolver o problema. Só faz sentido ter uma Copa se for para resgatar o estádio como esse espaço de convívio pacífico.
Fonte: Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

1 comentários:

Anônimo disse...

A violência nos estádios brasileiros só vão acabar quando resolverem usar a tecnologia em prol do cidadão de bem que quer ir ao estadio assistir aos jogos do seu time. Seja ele sozinho ou com a familia.

COMO COIBIR A VIOLÊNCIA PROFESSOR MAGNO???

R:. Professor Magno: Deixaria de existir os ingressos ( cartao ou até mesmo o extinto papel que ainda é usado nos dias atuais pelos clubes de menor expressão no cenário nacional)


SIM, MAS COMO SERIA O CONTROLE PARA A ENTRADA DOS TORCEDORES???

R:. Professor Magno: Passaria a ser implantado nas bilheterias (do clube ou do estádio)e no portao de acesso ao estádio um sistema de computadores com leitor de impressao digital (mesmo usado nas auto escolas)
O torcedor infrator pode comprar o ingresso com auxílio de laramjas, mas passar no portão não!!


MAS ISSO ACABARIA COM O ACESSO DOS VANDALOS AO ESTADIO EM 100% ???

R:. Professor Magno: Não, pois ainda teremos que ter uma atenção redobrada nos muros e portoes, pois eu mesmo já vi membros integrantes da MÁFIA VERMELHA se aproveitarem de não estarem sendo monitorados todos os portões e pularem pelos mesmos!!!
Valendo salintar-se que isso ocorre no maior estádio de Natal-RN "MACHADÃO" que briga para ser sede da COPA DO MUNDO DE 2010 REALIZADA NO BRASIL.
-Lastimável mas tudo isso ocorre até mesmo com a presença ausente de 2.000 ou 2.500 policiais militares e civis que adentram ao estádio para coibir a violência...
- Será que esse pessoal vai mesmo ao estádio a trabalho?????
(...)


OBS: Professor Magno:. Espero ter tentado passar informações importantes, com minha experiência ao longo de 17 anos vividos dentro do machadão.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.